:::::
LUCRO & PREJUÍZO Ford Motor Company divulgou o seu relatório financeiro referente ao 1º trimestre de 2023. A empresa norte-americana faturou US$ 1,76 bilhão no período, ou seja, saiu do prejuízo de US$ 3,1 bilhões que teve no mesmo intervalo do ano passado. Um detalhe curioso: apesar do lucro, a Ford perdeu uma média de US$ 60.000 por cada veículo elétrico vendido no 1º trimestre de 2023! Mas parece que se trata de um ´prejuízo calculado´, já que a tradicional fabricante acredita que somente conseguirá obter polpudos lucros – também em suas vendas de carros elétricos – a partir de 2026.
MAIS GANHOS A receita de vendas da Porsche aumentou 25,5% de 2022 até agora. O lucro operacional da marca alemã subiu de 1,47 bilhão para 1,84 bilhão de Euros.
NOVAS PERSPECTIVAS As empresas Nyobolt e Callum (esta última, que trabalha com design e engenharia) anunciaram planos para reduzir o tempo de carregamento de baterias de carros elétricos, baixando o período de reabastecimento de algumas horas para poucos minutos. Prometem revelar a ideia revolucionária em junho próximo.
ALFA EM ALTA! Italiana Alfa Romeo (marca integrante do grupo Stellantis) comemora números impressionantes de vendas no primeiro trimestre de 2023. Assessoria da Alfa enfatiza que, na Europa, as comercializações tiveram um aumento de 136%! As vendas na Áustria, por exemplo, subiram 317%!
JÁ CHEGOU Royal Enfield anuncia a chegada do modelo Scram 411 ao mercado brasileiro. Nova motocicleta vem com motor monocilíndrico refrigerado a ar com 411 cm³, 24,3 hp de potência e torque de 3,2 kgf.m. Máquina tem freios ABS a disco nos dois eixos, garantia de 3 anos e preço sugerido de R$ 22.490 (sem frete incluso).
QUEDA LIVRE Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) – entidade que representa 7,3 mil concessionárias no Brasil – diz que a queda dos emplacamentos de veículos sobre 2019 (ano que antecedeu a crise do Covid-19) reflete a realidade do mercado atual, afetado, entre outras razões, pelo aumento das taxas de juros para financiamentos, restrição de crédito, queda do poder de compra dos consumidores e, consequentemente, da demanda. As vendas do mês de abril de 2023, por exemplo, caíram 18,7% em relação a março.
TAMBÉM CAIU Ainda de acordo com a Fenabrave, as transações de veículos usados em abril, registraram queda de 20,7% sobre março, totalizando pouco mais de 1 milhão de unidades transacionadas no mês. O resultado chega a ser inferior ao de abril de 2022 (-2%), quando o setor enfrentava um período de muita instabilidade. Na comparação com abril de 2019, último ano antes da pandemia, são cerca de 120 mil automóveis e comerciais leves a menos.
ANIVERSÁRIO Fundada em 1969 na cidade de Orleans (SC), a Librelato, uma das grandes fabricantes de implementos do Brasil (reboques, semirreboques, bitrens, tritrens e rodotrens), completou 54 anos no último dia 3 de maio. A empresa emprega 1.800 pessoas e faturou R$ 2,1 bilhões em 2022.
NOVOS CAPACETES Peels (uma das principais marcas de capacetes e acessórios do Brasil), lançou a sua linha 2023, apresentando 5 novos modelos entre capacetes abertos e fechados. A marca atualizou o portfólio dos itens Icon, Spike, Mirage e Click. Para conferir, acesse: www.peels.com.br
ÓLEO INÉDITO Lubrax apresentou na 28ª edição da Agrishow o seu novo lançamento: Top Turbo Pro 10W-30. Trata-se de um óleo lubrificante semi sintético de elevado desempenho para uso em motores a diesel turbinados. Indicado para caminhões, ônibus, tratores, escavadeiras, equipamentos agrícolas, equipamentos de mineração e outros motores.
SEGUNDO PIOR! De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em parceria com o site britânico Compare The Market, o Brasil é o segundo lugar no ranking de países com o pior trânsito do mundo, perdendo apenas para a Rússia. Entre os quesitos avaliados estão a qualidade nas estradas; mortalidade no trânsito; congestionamentos e custo de manutenção dos veículos em relação à renda da população. No Brasil, segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), são 45 mil mortes no trânsito todos os anos, além de um custo econômico (prejuízo pago com os nossos impostos) dos acidentes de trânsito no país que chega a R$ 130 bilhões!
NOVA VERSÃO Stellantis apresenta nova opção no portfólio do Jeep Renegade para o mercado brasileiro. Além das versões Sport, Longitude, Série S e TrailHawk, agora existe o Jeep Renegade 1.3 Turbo, carro de entrada da gama, ofertado por R$ 125.990. Modelo traz motor T270 Turbo Flex, câmbio automático de 6 marchas, central multimídia com tela de 7”, rodas em liga leve aro 17” com pneus 215/60, câmera de estacionamento traseira, seis airbags, piloto automático, dentre outros itens.
OFERTÃO CITROËN Marca francesa oferece condições especiais para a aquisição do compacto C3 em todas as suas versões aqui no Brasil. Segundo a assessoria de imprensa da Citroën, o modelo pode ser adquirido com financiamento facilitado via Banco PSA. O C3 será oferecido em 72 parcelas fixas que partem de R$ 999, com entrada de 40%. Ele vem de fábrica com ar-condicionado, direção, vidros e travas elétricas, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa e luzes de condução diurna (DRL), entre outros itens.
OFERTÃO HYUNDAI Fabricante sul-coreana lançou nesta semana uma campanha nacional de varejo. O destaque é a oferta do HB20 Comfort 1.0 T-GDi automático, que será comercializado por R$ 96.490, mesmo preço da sua respectiva versão manual. A oferta é válida até 31 de maio em todas as concessionárias da Hyundai no Brasil.
BRUTO E LIMPO A ´HVS´ (Hydrogen Vehicle Systems), fabricante de veículos pesados com sede na Inglaterra, apresentou o seu novo caminhão ´HGV´ de 40 toneladas. Modelo é o primeiro ´hidroelétrico´ do segmento no Reino Unido. Segundo os dados técnicos fornecidos, esse ´pesado´ movido a hidrogênio, pode ser abastecido em apenas 20 minutos e tem autonomia de 600 km.
PRIMEIRO LUGAR Tesla liderou o mercado europeu de veículos elétricos no primeiro trimestre de 2023. Empresa de Elon Musk vendeu pouco mais de 93.000 unidades naquele continente. Volkswagen ficou em segundo lugar, com cerca de 91.000 unidades comercializadas.
DIESEL NA POPA Tradicionalíssima marca MWM aproveita o Rio Boat Show 2023 (29 de abril a 7 de maio, Marina da Glória / Rio de Janeiro) para lançar os primeiros motores de popa do mercado brasileiro, movidos a óleo diesel. Além disso, a empresa expõe suas linhas de propulsão integrada e geração de energia marítima, bem como sua completa lista de peças de reposição para o segmento náutico de lazer e trabalho.
SOMENTE MULHERES Renault e o Grupo RPoint inauguraram a primeira concessionária Renault 100% feminina. Batizada de Women@RPoint, a unidade de 548 m² fica no bairro da Casa Verde, em São Paulo, e tem espaço de showroom, área de entrega de veículos e oficina.
Todas as colaboradoras da unidade são mulheres, formadas pelo Centro de Treinamento Renault Academy, que segue padrões de qualidade internacionais da marca Renault. As mecânicas também receberam a capacitação do Senai.
CONFIRA o para-choque filosófico da semana! >> Dê uma máscara ao homem e ele dirá a verdade. (Oscar Wilde)