Desde 2010

buru-rodas

Breaking News: 18 notinhas para você ficar atualizado com as novidades do setor automotivo.

:::::

COMEÇOU ONTEM (24/11) e vai até o dia 27 no Parque Ibirapuera em São Paulo, o “29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL”, evento que vem se firmando no calendário setorial como importante fórum de encontro social para a criação e disseminação de conhecimento nas áreas de mobilidade, logística e transporte.

COPART, organizadora de leilões extrajudiciais de veículos, vai realizar dois novos leilões com veículos importados hoje (25/11). Serão ofertados modelos das marcas Hyundai, Lamborghini, Dodge, Mercedes-Benz e BMW Motorrad. Para mais informações, acesse: www.copart.com.br

ACERVO: Volkswagen do Brasil inaugurou na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) a segunda parte da sua ´Garagem VW´, um espaço dedicado para a exposição do seu acervo de carros clássicos. São mais de 100 unidades e a marca é a única no Brasil com uma coleção dessa magnitude.

SCANIA, referência mundial em transporte e logística sustentável, participa do 29° Congresso e Mostra Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, de hoje (24/11) até domingo (27), no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP). Após três anos da última edição realizada, quando a empresa presidiu o Congresso e desempenhou a função de host em conjunto com a SAE BRASIL, a Scania retorna à Mostra Tecnológica com atividades institucionais e educativas em um espaço exclusivo.

TRADICIONAL FABRICANTE, a Dunlop superou a marca de 1 milhão de pneus para veículos pesados produzidos na sua fábrica em Fazenda Rio Grande (PR). Após superar os 40 milhões de pneus para veículos leves em junho, agora é a vez de celebrar o número entre os pneus para caminhões e ônibus.

DE VOLTA ao Brasil por intermédio do Grupo Lelis (de Campinas/SP), a marca italiana MV Agusta já está sendo vendida no país. Os primeiros modelos que chegaram foram os seguintes: Brutale RR 800, Brutale 1000 RS, Brutale 1000 RR, Dragster RR SCS, F3 RR, Superveloce 800 e Turismo Veloce Lusso SCS.

URBAN HELMETS, marca de roupas, acessórios e capacetes personalizados, acaba de lançar uma coleção de capacetes inspirados nas seleções que estão participando da Copa do Mundo do Catar. Os modelos custam R$ 699 e já estão disponíveis no site da marca. Interessado? Acesse: https://store.urbanhelmet.com/capacetes/copa-do-mundo

GENERAL MOTORS, um dos fabricantes gigantes de automóveis, acredita que começará a lucrar com o seu portfólio de veículos elétricos no mercado da América do Norte já em 2025. Nessa data, presume a presidência da empresa, os veículos elétricos terão penetração de mercado nos EUA próximo a 20%, portanto, não há tempo a perder.

MAIS DOIS acidentes fatais envolvendo sistemas avançados de assistência ao motorista em veículos autônomos da Tesla, aconteceram recentemente, ambos com o Model 3 (um dos modelos ofertados pela marca norte-americana de carros elétricos). O órgão regulador de segurança automotiva americano National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) confirmou os acidentes.

PARTICIPANTE da ´Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP27)´, a Volvo Cars (de propriedade da chinesa Geely), juntou-se à ´Coalizão Acelerando para Zero”, que consiste num grupo de partes interessadas e comprometidas em facilitar e acelerar o ritmo da transição dos veículos a combustão para a mobilidade sem emissões.

FABRICANTES de veículos na China continuam intensificando os seus programas de construção de veículos elétricos ajudando a impulsionar a demanda doméstica, mas estão de olho mesmo nos mercados externos, como o Brasil, Europa e países nórdicos.

MAIS IMPOSTOS: à medida que a parcela de veículos elétricos vendidos aumenta no mundo inteiro, os governos tendem a ser forçados a considerar novas tributações fiscais para equilibrar a balança em relação aos impostos cobrados em cima de veículos tradicionais a combustão. Os elétricos atualmente são bastante beneficiados com isenções.

TOYOTA já apresentou a 4ª geração do seu modelo híbrido Prius, carro que faz sucesso desde 1997, como o 1º veículo híbrido produzido em massa do mundo. A quarta geração já utiliza a plataforma ´Toyota New Global Architecture (TNGA)´ e apresenta melhor desempenho ambiental, ou seja, o trem de força polui menos. As vendas globais do Prius já atingiram pouco mais de 5 milhões de unidades.

CHEGANDO: BMW Motorrad confirma (para janeiro de 2023) a chegada da F 900 R ao mercado brasileiro. A roadster será produzida em Manaus (AM) nas versões Sport e Sport+, nas cores preto metálico e azul. O modelo vem com motor bicilíndrico de 895 cm³ com 85 cv de força e torque de 8,9 kgf.m.

VOLKSWAGEN segue rumo à eletrificação do seu portfólio de veículos. Um ano antes do planejado, a empresa atingiu mais um marco na implementação de sua estratégia “Accelerate” para tornar-se uma provedora de mobilidade livre de emissões e guiada por software: desde que os primeiros modelos ID.3 foram entregues a clientes em outubro de 2020, a VW já entregou 500 mil veículos da família de elétricos em todo o mundo.

DESDE O INÍCIO da pandemia do Covid-19, o 2º semestre de 2022 tem sido o melhor em crescimento de frota das locadoras de veículos, conforme levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). A retomada do aluguel de carros continua consistente este ano. No quadrimestre (julho a outubro), as locadoras compraram 233.540 veículos.

GENTE: Thierry Bolloré (ex-CEO da Renault) e atual CEO da Jaguar Land Rover, emitiu comunicado anunciando a sua renúncia ao cargo na empresa inglesa. Alegou ´motivos pessoais´ e sairá oficialmente em 31 de dezembro de 2022.

MAIS UM MASSACRE na língua portuguesa começa a se desenhar. Como se já não bastasse o mau uso da vírgula – a humilhar ´profissionais´ do jornalismo –, algumas agências de notícias agora decidiram deturpar o uso da palavra “ecossistema”, termo que foi usado pela primeira vez em 1935 por Arthur George Tansley para definir “um conjunto de comunidades que vivem em um determinado local e interagem entre si e com o meio ambiente”. Agora, querem que ´ecossistema´ passe a representar até ´grupos de carros usados expostos em sites de vendas…´