Desde 2010

buru-rodas

Breaking News: 18 notinhas para você ficar atualizado sobre as novidades do setor automotivo.

:::::

SERÁ QUE COLA?  O mercado produtor de veículos elétricos está entusiasmado com a possibilidade do uso de baterias de sódio em substituição às baterias de íons de lítio, já que o sódio (muito mais abundante no planeta Terra), caso aprovado para esse fim, é um mineral bem mais barato e fácil de ser extraído.

FUSÃO DE GIGANTES  O compartilhamento de projetos, conceitos e peças está mais em alta do que nunca no segmento automotivo. As poderosas Daimler Truck Holding AG, Toyota, Hino Motors e Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, assinaram um ´Memorando de Entendimento´ para desenvolver em conjunto, novas tecnologias no setor da mobilidade. Vão produzir veículos comerciais e atuar, também, no desenvolvimento do hidrogênio como combustível para veículos.

MAIS PARCERIA  A ´Automotive Cells Company´ é a mais nova joint venture do mercado automotivo: Mercedes-Benz, Stellantis e TotalEnergies já inauguraram a nova ´gigafábrica´ de baterias em Billy-Berclau Douvrin (França).

AUDI E-TRON GT  Audi do Brasil anunciou o início da pré-venda do e-tron GT no país. O esportivo elétrico chega para ampliar o portfólio de versões 100% elétricas da Audi e já está disponível para encomendas pelo preço sugerido de R$ 699.990. O veículo também estará acessível pelo programa de assinatura ´Audi Luxury Signature´ com mensalidades a partir de R$ 15.999 no plano de 36 meses.

PRÊMIO  A ´ams OSRAM´ (líder mundial em soluções de iluminação e equipamentos automotivos) venceu o ´German Innovation Award 2023´, na categoria “Excelência em Negócios para o Consumidor – Iluminação”, com a lâmpada de aviso LEDguardian Road Flare Signal TA20. O produto é a primeira luz de LED magnética recarregável aprovada na Alemanha para o uso em estradas em caso de avaria ou acidente. Além do triângulo de sinalização obrigatório, a luz de aviso pode ser fixada magneticamente no teto do carro e ser ligada para marcar a zona de perigo.

NOS EUA  O primeiro Alfa Romeo eletrificado – SUV Tonale, ano/modelo 2024 – já chegou ao mercado norte-americano. O híbrido plug-in de origem italiana oferece autonomia total de 578 km quando totalmente carregado. Associado ao propulsor elétrico, o Tonale vem com um motor 1.3 MultiAir turbo com 4 cilindros e 180 cv de força.

COPA TRUCK  Nos próximos dias 3 e 4 de junho, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR) sediará a terceira e quarta etapas da Copa Truck, maior campeonato de caminhões da América do Sul, que conta com o patrocínio e pneus Fuel Max LHS da Goodyear.

´MÃOZINHA´  Por intermédio do seu braço de capital de risco corporativo ´Volvo Cars Tech Fund.´, a Volvo Cars apoiará a star-up canadense ´Dcebl´ (empresa de energia doméstica inteligente) na sua entrada no mercado. Com o apoio da Volvo, a Dcebl lançará o ´Dcebl r16 Home Energy Station´, um carregador bidirecional e multifuncional que converte a geração de eletricidade a partir de painéis solares.

MULTAS  Segundo o último balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a cada minuto, quatro motoristas foram multados por excesso de velocidade nas rodovias federais brasileiras durante o primeiro trimestre deste ano. Foram emitidas 501.453 autuações entre janeiro e março de 2023, uma alta de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. O excesso de velocidade é a quarta maior causa de sinistros de trânsito no país.

RIOMOR NAVAL  Com mais de 70 anos de experiência na fabricação de motores Diesel marítimos e uma longa trajetória no fornecimento de soluções para o Brasil, a Mitsubishi Marine anunciou a Riomor Naval como distribuidora oficial na região norte do país. A assinatura do contrato ocorreu durante a estreia da Navalshore Amazônia (Feira e Conferência da Indústria Naval e Fluvial), que aconteceu em Manaus (AM).

VOLARE  Crescendo no exterior, a Volare (fabricante brasileira líder na produção de micro-ônibus), entregou 22 novos veículos do modelo Fly 9 para a empresa chilena ´Buses Hualpén`. Os micros têm configuração especial e serão utilizados na região de Puntarenas, em condições climáticas severas de extremo frio, neve e temperaturas negativas.

RECICLAGEM  Com o seu ´Flex-BD´ (sistema robotizado que automatiza o processo de desmontagem de baterias elétricas), a Comau (integrante do grupo Stellantis), está melhorando o seu processo de desmontagem e reciclagem de baterias automotivas.

AGENDA  O ´Capital Moto Week´, maior festival de motos e rock da América Latina, comemora 20 anos, anunciando uma edição histórica para 2023. Entre 20 e 29 de julho, Brasília (DF) será também a capital do motociclismo e da música. A expectativa dos organizadores é receber mais de 800 mil pessoas, 350 mil motos e mais de 1,8 mil motoclubes de todo o mundo! Entre as atrações nacionais já confirmadas estão Marcão Britto & Thiago Castanho com Charlie Brown Jr. 30 anos!, Nando Reis, Angra, Jota Quest, Pitty, Marcelo Falcão e Pato Fu.

ATRAÇÃO  Henry Ford Museum, lá em Detroit (EUA), terá programação especial nos dias 17 e 18 de junho. O ´Motor Muster´, um dos melhores eventos de veículos históricos dos Estados Unidos celebrará esse ano o sucesso do motor Ford V8 ´flat head´, além do 60º aniversário do Early Ford V8 Club of America.

NOVA TOYOTA  Já inaugurada na capital alagoana a ´Terra Maceió´, nova concessionária da Toyota. A revenda – integrante do grupo Grupo New Chase –, já apresenta o padrão arquitetônico global da marca japonesa.

ANIVERSÁRIO  A Volkswagen do Brasil celebra os 50 anos do Centro de Formação Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Volkswagen. Localizada na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), a escola já ofereceu formação profissional de excelência a mais de 7 mil alunos.

BEST OF SHOW!  Um belíssimo Duesenberg SJ foi o grande vencedor do ´Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2023´. A linda máquina foi a escolhida pelo distinto júri liderado por Lorenzo Ramaciotti. A elegante carroceria ´boattail speedster´ desse carro, foi construída pela empresa londrina Gurney Nutting em 1935. Seu proprietário, o norte-americano William Lyon, foi presenteado com o cobiçado ´Trofeo BMW Group Best of Show´.

GENTE   Maria Rita, famosa consultora de vendas de veículos novos de Alagoas, com mais de 20 anos de mercado, após passar pelas bandeiras Volkswagen e Ford, agora empresta sua enorme competência na comercialização de carros zero km da marca Toyota, já que integra o time da nova concessionária Terra Maceió. //// Volkswagen anunciou a chegada de Markus Kleimann como seu novo vice-presidente de Desenvolvimento do Produto, Baureihe & Estratégia para a Região SAM para a América do Sul. Kleimann é formado em física e economia, com PHD em engenharia e ingressou no Grupo Volkswagen no ano 2000 na área de segurança veicular em Wolfsburg (Alemanha).

CONFIRA o para-choque filosófico da semana! >> A alma é tingida com a cor de seus pensamentos. (Marco Aurélio)

Siga o nosso Instagram:  @acelerandoporai.com.br