Desde 2010

buru-rodas

BYD anuncia oficialmente o início das obras da sua fábrica de carros elétricos no Brasil

Em cerimônia com o governo da Bahia na data de hoje (5/3), a gigante BYD anunciou que iniciará, imediatamente, as obras da primeira fábrica de carros elétricos do Brasil.

Segundo a assessoria de imprensa da marca chinesa, o complexo fabril “será construído do zero”, dentro da mesma área de 4,6 milhões de m² aonde já funcionou a fábrica da Ford em Camaçari (BA). O antigo espaço da famosa marca norte-americana será aproveitado para concentrar os fornecedores de autopeças que trabalharão em parceria com a BYD.

Compacto Dolphin Mini (100% elétrico) será um dos veículos fabricados pela BYD na Bahia

O anúncio representa uma bem-vinda injeção de ânimo na indústria automotiva nacional e a ação é especialmente importante para o Estado da Bahia, já que a chegada da fábrica da BYD atrairá investimentos paralelos e uma excepcional geração de empregos.

A marca pagou quase R$ 288 milhões ao governo baiano pela compra do complexo anteriormente ocupado pela Ford e vai investir mais R$ 3 bilhões nessa primeira fase de implantação aonde serão feitas 26 novas instalações entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas.

Inicialmente, os carros fabricados no complexo nordestino serão: Dolphin (hatch 100% elétrico), Song Plus (híbrido plug-in com), Yuan Plus (100% elétrico) e Dolphin Mini (também 100% elétrico). (Fotos: divulgação BYD do Brasil LTDA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)