A BYD continua com o pé fincado no acelerador e não cessa de apresentar lançamentos e atualizações dos seus produtos. Para o mercado brasileiro, a fabricante chinesa apresentou para a imprensa especializada nesta quarta-feira (24/4) a segunda geração do seu SUV de porte grande e altíssimo luxo, o TAN EV, utilitário esportivo com trem de força 100% elétrico e tração nas quatro rodas. Esse modelo foi o primeiro veículo de passeio a ser comercializado no Brasil pela BYD há mais ou menos 2 anos, quando a marca começou a operar por aqui nesse segmento.
A primeira grande mudança do BYD TAN, que foi o 1º SUV com sete lugares 100% elétrico comercializado no mercado brasileiro, é a bateria Blade, que teve a sua capacidade ampliada de 86,4 para 108,8 kWh. A vantagem é que a autonomia subiu mais de 100 km, atingindo (nos parâmetros do ciclo WLTP) até 530 km de alcance.
Além disso, segundo o fabricante, o tempo de recarga foi diminuído, aumentando a praticidade de uso. O TAN EV agora também conta com a função V2L (Vehicle-to-Load), que transforma o carro num “power bank” e permite conectar inúmeros dispositivos elétricos externos como, por exemplo, notebook, TVs e outros equipamentos eletrônicos.
Um dos diferenciais desse SUV de luxo da BYD é o incrível fôlego do ´trem de força´ 100% elétrico. O modelo vem equipado com dois motores (um em cada eixo) que, juntos, entregam potência combinada de 517 cv. Já o incrível torque (com resposta imediata) é de 71,3 kgf.m!
Com dinâmica impressionante para um carro que tem 2.630 kg de massa, o TAN consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, cravando velocidade máxima de até 190 km/h. É inacreditável a estabilidade desse SUV mesmo em curvas ousadas. Suas rodas são de liga leve de 22” e calçadas com pneus 265/40-R22. O sistema de freios é o melhor do mundo, com conjunto 100% da marca italiana Brembo.
A máquina asiática mede 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura e a distância entre-eixos é de 2,82 m, espaço que proporciona ótimo nível de conforto para os ocupantes dos assentos traseiros. Seu porta-malas tem espaço para 235 litros de bagagens (com os 7 lugares ocupados), 940 litros (5 pessoas) e, caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas, esse espaço salta para incríveis 1.655 litros.
Com suspensão eletrônica semiativa DiSus-C, o SUV tem regulagens que proporcionam maior maciez ao rodar ou mais esportividade, já que os amortecedores possuem ajuste eletrônico feito com um simples toque na tela central de 15,6 polegadas.
No geral, o pacote tecnológico de entretenimento e de segurança é invejavelmente amplo: o volante revestido em couro tem ajuste elétrico, memória e aquecimento; o sistema de áudio Dynaudio Performance tem 12 alto-falantes com potência máxima de 775W, o ar-condicionado tem três zonas de funcionamento e há, nada menos, que 30 assistentes de segurança ao motorista, incluindo monitoramento frequente de saída de faixa, alertas de colisão e frenagem autônoma.
O resumo desse contexto é esse: HUD (Head Up Display); AFS (sistema de luz frontal adaptável); FTCA (alerta de tráfego cruzado dianteiro); FCTB (freio frontal cruzado); alerta de ponto cego e saída de faixa; airbags frontais para o banco do motorista e para o passageiro, airbags laterais dianteiros e cortina de airbag lateral integrada dianteira e traseira.
Com preço público sugerido de R$ 536.800, o BYD TAN EV (ano/modelo 2024) vem nas opções de cores Branco Neve, Cinza Montanha e Preto. Ele já está disponível na rede de concessionárias BYD com garantia de cinco anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias. O modelo já é entregue com carregador ´walbox´ incluso. (Fotos: divulgação BYD do Brasil LTDA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)