Desde 2010

buru-rodas

Chineses colocaram em prática a genial ideia automotiva do Professor Pardal!

Universidade asiática ´Chengdu Jiaotong´ conseguiu testar – com sucesso – o primeiro carro que levita por magnetismo

Da invenção da roda ao carro a combustão, dos novos veículos elétricos à chegada dos automóveis autônomos: a revolução tecnológica parece não ter limites! Recentemente, a universidade chinesa de ´Chengdu Jiaotong´, localizada em Sichuan, testou com sucesso o primeiro carro que se movimenta pelo sistema de levitação magnética. Essa tecnologia não é tão nova, já que os trens do tipo ´Maglev´ – que são veículos que se locomovem em trilhos suspensos e sem contato direto com o solo – são usados com sucesso há anos.

Se você já passou dos 40 e leu alguns gibis…, certamente se lembrará do famoso veículo voador do genial Professor Pardal, personagem do conglomerado Walt Disney. O famoso inventor do mundo dos quadrinhos tinha mais de uma versão de carro voador e que, em algumas situações, já era autônomo também! Mistura de automóvel com lancha, o confortável e simples conversível do divertido Professor, agora tem chances de virar realidade. Um grupo da faculdade de Chengdu Jiaotong liderado pelo professor Deng Zigang, conseguiu instalar um aparato similar ao dos trens magnéticos, evidentemente, miniaturizado, num sedã de quatro portas. Com o equipamento, o veículo atingiu a massa de 2.800 kg e conseguiu movimentar-se com perfeição a uma altura de cerca de 3,5 centímetros do solo. O teste aconteceu numa rodovia previamente preparada (no leste do país) e foi aberto à imprensa.

Sob ´trilhos´ invisíveis, o veículo com tecnologia ´Maglev´ carimbou, certamente, o princípio de uma nova corrida tecnológica que deverá ser ainda mais importante que as tendências de eletrificação e autonomia automotivas, já que o controle digital do veículo contra acidentes será muito mais exato do que qualquer outro tipo usado sobre rodas. O tempo vai ditando normas e estabelecendo caminhos inéditos de praticidade e segurança, que melhoram a vida das pessoas. A discreta chegada do carro magnético é uma novidade marcante no setor automotivo. (Fotos: YouTube – free royalties & Walt Disney / Instagram: @acelerandoporai.com.br)