A Citroën segue consolidando a sua posição no mercado eletrificado com a chegada de uma oferta adicional nas gamas ë-C4 e ë-C4 X, com um motor mais potente e maior autonomia. A marca abriu na Europa as encomendas para os dois modelos com um novo motor de alto desempenho que pode atingir até 421 km de autonomia de acordo com o ciclo WLTP. Este aumento de quase 17% em comparação com a primeira geração é baseado na combinação de uma nova bateria de química avançada de 54 kWh e um motor mais eficiente, desenvolvendo 156 cv (115 kW). O pacote de melhorias permite ao ë-C4 e ë-C4 X ultrapassarem o valor simbólico de 400 km (no ciclo combinado WLTP) de alcance. O motor elétrico síncrono híbrido de 156 cv produz 20 cv a mais mantendo um alto nível de eficiência. Essa unidade é capaz de desenvolver 26,5 kgf.m de torque que está instantaneamente disponível.
A nova bateria de 54 kWh (4 kWh mais do que a oferta elétrica atual) é compacta, com refrigeração líquida e 102 células distribuídas em 17 módulos. Em vez de 60% de níquel, 20% de manganês e 20% de cobalto, essa bateria de íons de lítio de alta tensão tem uma relação de níquel maior (80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto), resultando em maior densidade de energia e maior vida útil do acumulador. Apesar do aumento da capacidade da bateria, os tempos de recarga não se tornaram maiores, garantindo assim conforto no uso. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis com este novo motor elétrico no ë-C4 e no ë-C4 X, para todos os usos e todas as soluções: um monofásico de 7,4 kW como padrão e, como opção e um carregador trifásico de 11 kW. Além disso, ë-C4 e ë-C4 X são compatíveis com carregamento rápido: usando um terminal público de 100 kW, é possível ir de 20% a 80% de carga em menos de 30 minutos. (Foto: divulgação Citroën do Brasil / Os direitos autorais de divulgação da imagem dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Citroën do Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)