Na língua italiana, ´Sterrato´ quer dizer ´estrada de terra´. É com esse batismo que a Automobili Lamborghini apresentou o novo Huracán Sterrato, um superesportivo projetado para ser conduzido fora do asfalto em superfícies de terra ou neve. Evidentemente, não é um legítimo veículo ´off-road´ e sim, apenas um bólido que oferece um pouco mais de versatilidade no uso cotidiano.
Em comparação com o Huracán EVO, o Sterrato vem com uma versão atualizada do sistema LDVI (Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics / Lamborghini Dinâmica Veicular Integrada), com calibrações específicas para os modos Strada e Sport, trazendo pela primeira vez a opção de condução ´Rally´ para condições de baixa aderência.
O exterior expressa o espírito aventureiro do Sterrato desde o primeiro olhar. A distância em relação ao solo foi aumentada em 44 mm em comparação com o Huracán EVO para garantir maior curso da suspensão. Além disso, a proteção inferior da carroceria dianteira em alumínio, as soleiras reforçadas, o difusor traseiro e os robustos arcos das rodas enfatizam o auxílio à vocação extra fora-de-estrada.
O novo modelo italiano vem equipado com um motor V10 de 5.2 litros com potência máxima de 610 cv e 57,1 kgf.m de torque aos 6500 rpm. Combinado com uma transmissão automática de dupla embreagem de 7 marchas e tração integral, o Huracán Sterrato acelera de 0-100 km/h em 3,4 segundos e atinge velocidade máxima limitada eletronicamente de 260 km/h.
Graças ao programa de customização ´Lamborghini Ad Personam´, o novo Huracán Sterrato pode ser confeccionado com possibilidades quase ilimitadas de personalização, com 350 cores externas e pouco mais de 60 cores para o interior em couro e tecido Alcântara.
A produção desse modelo será limitada em 1499 unidades e o preço no mercado norte-americano deverá começar em US$ 270.000, cerca de R$ 1,4 milhão. No Brasil, com todas as taxas de importação, deve arranhar os R$ 4 milhões. (Fotos: divulgação Lamborghini / Instagram: @acelerandoporai.com.br)