Fabricado em Goiana, unidade da Stellantis em Pernambuco, o novo Commander é o primeiro Jeep produzido aqui no Brasil. Com a carroceria um pouco maior, espaço interno mais amplo e com opção de configuração com 7 lugares, ele chega para ocupar um nível acima do Compass, SUV que até agora representava o topo da linha Jeep aqui no país. Em comum, os dois modelos só têm as duas opções de motores e os tipos de câmbio, já que o projeto é novo e, como se pode perceber, os parâmetros de luxo e tecnologia estão um pouco acima.
A partir do nordeste do Brasil, o modelo também será exportado para outros países latino-americanos. Completo de fábrica, portanto, sem lista de opcionais, o Commander sairá em duas versões: Limited e Overland (ambas com opções Turbo flex e tração dianteira 4X2 e turbodiesel, tração 4X4).
O grupo óptico foi desenvolvido para trazer uma dose extra de exclusividade ao modelo. Os faróis Full LED proporcionam mais segurança e possuem seta dinâmica que funciona como um elemento adicional de elegância ao conjunto. Já as lanternas do Commander (também em LED), contam com desenho inédito e trazem acabamento em cromo acetinado, com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio. Faróis de neblina e DRL também são em LED.
O interior foi projetado para entregar um refinamento de alto nível, o que pode ser visto até nos bancos, feitos em couro com detalhes em ´Suede´. Além de ser um requinte visual, a mistura de materiais também traz uma sensação inigualável de maciez e conforto. Os assentos possuem ainda costura aparente, com tom acobreado, bordado no encosto e nos assentos dos bancos.
O Jeep Commander vem com cluster Full Digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação embarcada e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto por conexão sem fio. Conta, também, com carregamento de smartphones sem a necessidade de cabo. Traz acesso ao porta-malas com abertura e fechamentos elétricos na Limited e Overland, sendo que na última ainda há sensor de presença (Hands-Free). Ainda há pára-brisas e vidros laterais térmicos, rebatimento automático dos retrovisores, Keyless Enter ‘N Go e ar-condicionado Dual Zone com canal dedicado aos assentos traseiros.
Outros destaques em tecnologia, que oferecem mais conveniência ao cliente, são o banco do motorista com ajuste elétrico em todas as versões, banco dianteiro do passageiro com ajuste elétrico na Overland e o amplo teto solar panorâmico. Espaço é algo que não falta no Commander. São três fileiras de assentos, sete lugares e um dos maiores porta-malas da categoria com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração com cinco ocupantes e 233 litros com os sete assentos levantados, o maior volume com sete ocupantes no segmento.
O Jeep Commander vem muito bem equipado de série em todas as versões com tecnologias de direção autônoma muito valorizadas por clientes do segmento premium. Traz controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.
O modelo traz a Adventure Intelligence, plataforma de conectividade exclusiva da Jeep, em todas as versões. A plataforma entrega conveniência, assistência e entretenimento com mapas inteligentes, chamadas de emergência e wifi hotspot, que conecta até oito aparelhos no wifi nativo do Jeep Commander.
Uma grande novidade da plataforma na versão Overland é a função Alexa in vehicle, que leva a assistente pessoal da Amazon para dentro do novo SUV da Jeep. Basta estar conectado e sincronizado com sua conta e é possível utilizar todas as funções da Alexa de dentro do carro. Além de todos os comandos já conhecidos, como fechar os vidros, ligar os faróis ou o motor, o Jeep Commander tem acesso a todos os comandos da assistente, inclusive externos ao veículo.
Duas são as versões de motorização: o Jeep Commander vem equipado com o motor 1.3 turbo T270. Com 4 cilindros, esse motor entrega 185 cv e 27,5 kgf.m. Essa é a unidade de maior potência do país entre os propulsores turbo flex. Esta versão traz sistema de tração 4X2 e câmbio automático de 6 velocidades. Já o motor turbodiesel TD380 (2.0 com quatro cilindros), oferece 170 cv de potência máxima e 38,7 kgf.m de torque. Todas as versões turbodiesel vêm tração 4X4 e câmbio automático de 9 velocidades.
Bem sofisticado, o Commander chega com duas versões: Limited e a Overland (topo). A configuração Limited vem com rodas de liga leve de 18”, conjunto óptico Full Led e bancos em couro e suede preto e acabamento interno preto. Traz muita tecnologia com cluster Full Digital de 10,25”, central multimídia de 10,1” com plataforma Adventure Intelligence e espelhamento sem fio, carregador de celular por indução, Keyless Enter ‘N Go, bancos dianteiros com ajustes elétricos e abertura elétrica do porta-malas. Além disso, conta com sete airbags e todos os sistemas de direção autônoma (ADAS) citados anteriormente.
Já a Overland traz rodas em liga leve de 19” e bancos em couro e suede marrom. Para completar, além dos conteúdos oferecidos na versão Limited T270, a versão topo de gama do Commander vem também com teto solar panorâmico, sistema de som premium Harman Kardon, banco de passageiro elétrico, porta-malas com sensor de presença e tomadas de 127 V. Ela ainda traz Adventure Intelligence Plus com Alexa in Vehicle. Já a configuração TD380, além de tudo que há na Limited turbodiesel, traz molduras inferiores na mesma cor do veículo e Jeep Off-Road Pages.
A garantia é de três anos, com revisões a cada 12 mil quilômetros ou um ano para as versões turbo flex 4×2 e 20 mil quilômetros ou um ano para as versões turbodiesel. Confira os valores de cada versão do novo Jeep Commander: Limited Turbo Flex AT6 (R$ 199.990); Overland Turbo Flex AT6 (R$ 219.990); Limited turbodiesel 4X4 AT9 (R$ 259.990) e Overland turbodiesel 4X4 AT9 por R$ 279.990. (Fotos: divulgação Jeep / Instagram: @acelerandoporai.com.br)