A sigla ´XX´ sempre foi utilizada pela Ferrari apenas para os seus bólidos de corrida. Quatro anos após o seu lançamento, o modelo híbrido SF90 chega renovado e um pouquinho mais potente nas versões SF90 XX Stradale (cupê) e SF90 XX Spider (conversível).
Como se pode notar, a chancela ´XX´ está presente nas duas configurações, mas ambas estão homologadas para trafegar em vias urbanas comuns. As máquinas de origem italiana serão produzidas em séries limitadas de 799 unidades para a Stradale e 599 exemplares da Spider, por – aproximadamente – R$ 4.080.000 e R$ 4.500.000, respectivamente. Segundo informações do fabricante, começarão a ser entregues no início de 2024 e todas já foram reservadas.
Para se agregar o carimbo ´XX´ na nova Ferrari SF90, evidentemente que a performance foi melhorada. O ganho maior, no entanto, não se traduziu em melhores retomadas, aceleração inicial ou velocidade final, e sim na aerodinâmica, muito beneficiada por um grande aerofólio que trabalha em conjunto com a asa traseira. Para se ter uma ideia do ganho, a partir de 250 km/h, esses aparatos entregam 530 kg de downforce contra apenas 390 kg da SF90 original!
O mesmo motor 4.0/V8 biturbo movido a gasolina foi mantido no aperfeiçoamento do projeto. Aliado a três unidades elétricas (uma perto do câmbio e duas no eixo dianteiro), o modelo saltou de 1.000 para 1.030 cv, detalhe que, cá entre nós, não altera praticamente nada no contexto de desempenho do carro.
Por exemplo: a aceleração de 0-100 km/h melhorou 0,2 s, sendo atingida agora em 2,3 segundos, com final cravada em 320 km/h. No modo puramente elétrico, a nova SF90 XX tem autonomia de 25 km, rodando a 135 km/h.
Para conseguir essas melhorias, a Ferrari adotou novos pistões e procurou atingir o preciosismo em detalhes como um melhor polimento nos dutos de admissão e escape, otimização na câmara de combustão, aumento na taxa de compressão, dentre outros. Muitas partes em fibra de carbono colaboraram para que a nova SF90 XX ficasse 10 kg mais leve que a versão original.
Como novo recurso tecnológico, há uma inédita função de ´boost´ que, no modo de condução ´Qualifying´, instiga os motores elétricos a adicionar potência extra nas rodas em saídas de curva. Com caixa de marchas automática de oito marchas (dupla embreagem), a nova SF90 XX Stradale também teve a sua capacidade de frenagem melhorada por causa de novas pinças.
No geral… um esportivo extremamente exclusivo e com um design arrebatador para quem gosta chamar atenção. Detalhe para as duas entradas de ar no capô, pintadas na cor laranja ou amarelo, que são um código clássico de carros de corrida da categoria Turismo. Nessa Ferrari, um charme extra… (Imagens: divulgação Ferrari / Os direitos autorais de divulgação das imagens são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Ferrari e do seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)