A linha Marruá de veículos da Agrale, mesmo destinada ao uso civil é composta de utilitários desenvolvidos para o serviço militar, com potente trem de força e conjunto de suspensão muito resistente. Considerados “caminhões 4×4” pela marca, o AM 200 e o AM 300 (que possui maior capacidade de carga) chegam agora à uma nova geração. Segundo o fabricante, os modelos ganharam inovações estéticas, mas mantém a mesma identidade visual que destaca a robustez e a vocação para o desempenho off-road. A Agrale ressalta na ficha técnica o chamado “aumento do nível de passagem a vau sem snorkel”, agora elevado de 600 mm para 800 mm, detalhe que ajuda a superar trechos alagados.
Externamente, os veículos receberam novos capô do motor e portas. Os para-lamas também são novos com degraus laterais na traseira que beneficiam o acesso à caçamba e que, junto com a nova (e mais larga) tampa, tornam mais fáceis as operações de carregamento e descarregamento. Outros destaques são o conjunto óptico traseiro, com lanternas de LED com protetor, e o novo acabamento frontal.
A robustez e a vocação para o uso fora-de-estrada sempre foram as principais características do Marruá. A nova geração teve o chassi redesenhado para suportar maiores cargas e torções; a suspensão traseira ganhou amortecedores mais fortes e a cabine está mais ampla. A suspensão dianteira é formada por eixo rígido da marca Dana, barras horizontais/transversais do tipo Panhard e molas helicoidais. O eixo Dana também compõe a na suspensão traseira. As rodas são de aço com aros de 16 polegadas, e os pneus radiais têm medida 265/75R16 STR ou 285/75R16 e ainda 215/75R17,5 como opcionais.
Os carismáticos modelos vêm equipados com direção hidráulica, piloto automático, computador de bordo, tanque de combustível com capacidade para 100 litros, tacógrafo eletrônico, bancos com apoio de cabeça, estribos, peito de aço e sistema de freios com ABS e EBD (distribuição de forças de frenagem). A lista de equipamentos opcionais é ampla: faróis de neblina, quebra-mato, snorkel, ar-condicionado, engate para reboque, guincho, retrovisor e trava para os vidros elétricos com sistema anti-esmagamento. Há, ainda, opção de um kit multimídia com GPS, câmera de ré e sensor de estacionamento.
As duas versões (AM 200 e AM 300) possuem motor Cummins ISF 2.8 a diesel de 150 cv, com sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento de gases e transmissão manual de cinco marchas Eaton. Dentre as inovações tecnológicas destacam-se a caixa de transmissão com reduzida, opcional no AM200 e de linha para o AM300, além da pré-disposição para blindagem. (Fotos: divulgação Agrale/Júlio Soares)