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Confira os 10 modelos icônicos da BMW M, após 50 anos de muita história!

Braço superesportivo da lendária marca alemã completa meio século fabricando máquinas irrepreensíveis

Criada em 1972 com foco em competições, a tecnologia e o conhecimento da BMW Motorsport logo ultrapassaram as pistas e chegaram aos modelos de rua, transformando-se na ramificação ´BMW M GmbH´ e deixando um legado que comemora seus 50 anos. Depois de cinco décadas, fica difícil escolher apenas um carro para coroar, mas a lista desses dez modelos a seguir, sintetizam essa longa paixão dos fãs.

M1 (1978), homologação especial >> Modelo criado em 1978 na supervisão de Giorgetto Giugiaro, o M1 nasceu para as competições de mais alto nível. Para sua homologação, era necessário que uma quantidade mínima de exemplares fosse produzida, resultando em 456 deles fabricados em três anos. Seu motor é uma unidade de seis cilindros em linha M88/1 com deslocamento de 3,5 litros, aprimorado pela BMW M, que rendia 277 cv a 6.500 rpm e 33,6 kgf.m a 5.000 rpm. Foi também o primeiro carro levado às ruas com o ´M´ em seu nome.
M3 E30 (1985), o primeiro de sua dinastia >> A geração E30 da Série 3 logo tornou-se referência e a chegada de sua versão M foi um marco importante. A dinastia que agora completa 37 anos em 2022 só comprova como o modelo é uma lenda. O primeiro M3 também era voltado para a base de veículos de competição, especificamente para o Grupo A. Isso levou a empresa a optar por um motor de 2,3 litros, de 16 válvulas de quatro cilindros, o primeiro de uma série de 3 deste tipo. Até hoje, o modelo segue sendo destaque no quesito pilotagem.
Z3 M cupê (1997), único em sua categoria >> Ao ser lançado, o Z3 cupê rompeu com uma série de padrões no final dos anos ´1990 e virou tendência com seu estilo de carroceria ´Shooting Brake´, que prevalece até hoje. Sua versão M é a mais cobiçada e isso não acontece à toa. Na sua época, apresentava alto desempenho com um tempo de 0-100 km/h de 5,4 s, graças ao motor 3.2 de 321 cv de força, com seis cilindros em linha e um diferencial traseiro autoblocante. 
M5 E39 (1998), V8 aspirado e com câmbio manual! >> Em 1998, a Série 5 da BMW seguia seu caminho incluindo seu primeiro e último motor V8 aspirado no lendário E39. Era criado, então, uma M5 com aspecto simples, mas com mecânica de automóveis esportivos. Com regulação variável das válvulas de admissão e escape, a potência do sedã era de até 400 cv e podia acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 s, além de poder atingir velocidade máxima de 298 km/h.
M3 CSL E46 (2003), “Cupê, Sports, Lightweight” >> O BMW M3 CSL foi uma homenagem aos cupês mais leves das décadas de ´1940 e ´1950. O modelo reduziu 110 kg da massa padrão do M3, com 1.382 kg, graças aos ajustes em sua construção. Além disso, o motor de 3,2 litros ganhou 17 cv, totalizando 360 cv, devido alterações na sua parte eletrônica e consumo. Sua suspensão era feita sob medida, com a herança da corrida. A transmissão Sequencial M da BMW, com Drivelogic e M Track Mode completava o pacote para garantir a maior precisão e velocidade possíveis.
M5 E60 (2005), coração da Fórmula 1 >> Em 2005 foi lançado o M5 mais excepcional de todos. Com um motor herdado da Fórmula 1, o famoso V10 aspirado que girava até as 8.250 rpm, o BMW M5 E60 foi o primeiro da divisão a ultrapassar os 500 cv, chegando a 507 cv de força máxima! Sem dúvida, entre os fãs da marca, a sua versão mais amada é a M5 E61 Touring, cuja carroceria teve produção limitada.
1M Coupé (2010), o equilíbrio perfeito >> Em 2010, a BMW entregava sua primeira M compacta, uma Série 1 com um motor de seis cilindros em linha e 3 litros Twin Power Turbo com 340 cv e até 50,9 kgf.m de torque com a função de overboost. A sua relação peso/potência era de apenas 4,4 kg/cv, o que resultava no perfeito equilíbrio para a condução esportiva e o que fez dele o ´rei dos cupês´ esportivos da época e até hoje um excelente carro esportivo; o melhor modelo de entrada da família M.
M3 GTS (2010), estreitando a margem entre pista e rua >> A única geração da M3 com um motor V8 foi a mesma que se despediu desse nome pelo seu design cupê em grande estilo, a M3 GTS. Era praticamente uma versão de corrida acessível a clientes BMW, da qual havia apenas 150 exemplares no belíssimo tom Fire Orange. Aqui, o motor V8 cresceu de 4,0 para 4,4 litros, com uma potência de 450 cv e 44,8 kgf.m. Com esse conjunto, o modelo acelerava de 0-100 km/h em 4,4 s e alcançava velocidade máxima de 305 km/h.
M2 CS (2019), o terror dos concorrentes >> A saga M2 atingiu o seu auge com a versão CS, que teve grandes evoluções em relação aos seus antecessores se tornou um carro esportivo compacto radical e preciso, capaz de enfrentar rivais maiores e mais poderosos. O veículo é equipado com câmbio manual de seis marchas e seu motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha Twin Power Turbo ganhou 40 cv, chegando a 450 cv, entregues a 6.250 rpm. Além disso, foi o primeiro M2 equipado com suspensão adaptativa e freios em carbono-cerâmica como opcional.
M4 CSL (2022), o M mais veloz em Nürburgring >> Depois de quase 20 anos, voltam as siglas CSL para oferecer o melhor da BMW M da atualidade. O retorno foi feito pelo M4 CSL, que se tornou o BMW mais rápido na pista de Nürburgring Nordschleife, com o tempo de 7 minutos, 15 segundos e 677 milésimos. Seguindo o padrão CSL, o M4 tem sua potência expandida para 550 cv e sua massa reduzida em 100 kg graças ao uso de fibra de carbono (CFRP) em diversos componentes. Além disso, sua suspensão rebaixada e ajustes especiais de tração garantem o máximo de controle nas pistas de corrida. (Fotos: divulgação BMW do Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)