Cummins Meritor apresenta eixos elétricos 14Xe e 17Xe na Fenatran

Novidade que deverá entrar em fabricação a partir de 2025, será indispensável nos futuros moldes da mobilidade de carga

A Cummins Meritor está exibindo na Fenatran 2022 os eixos elétricos 14Xe e 17Xe, inovações que integram o portfólio de soluções para a descarbonização e contribuem com a estratégia de sustentabilidade ´Destino ao Zero´, que é o compromisso da Cummins em reduzir os gases de efeito estufa (GEE) e os impactos na qualidade do ar de seus produtos e atingir emissões líquidas zero até 2050. Com os ePowertrains 100% emissão zero, a Cummins Meritor proporciona soluções de transporte avançadas e de descarbonização. À medida em que a demanda por soluções limpas avança, os ePowertrains serão fundamentais para a integração dos sistemas de mobilidade híbridos e elétricos, criando diferenciação de desempenho e a oportunidade de fornecer soluções limpas para os clientes.

Apresentado pela primeira vez no Brasil, o conceito do eixo elétrico 17Xe foi projetado para todas as configurações de caminhões pesados e traz capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado. Em fases de testes, o novo 17Xe oferece um design inovador que, além de facilitar o processo de integração com o veículo, é capaz de proporcionar alta densidade de energia, de até 430 kW de potência contínua. Seu início de fabricação está previsto para 2025, em Linsdesberg (Suécia).

Produzido desde o início do ano em Asheville, Carolina do Norte (EUA), o eixo 14Xe foi desenvolvido para equipar caminhões entre 12T e 24T de Peso Bruto Total (PBT). O design inovador do eixo elétrico 14Xe garante eficiência, desempenho e economia de peso. Derivado do eixo 14X, o e-Powertrain mantém a mesma interface de suspensão e contempla versões de hardware para facilitar a integração veicular de cada estratégia dos OEM. Com um motor elétrico central de duas velocidades integrado ao eixo diferencial trativo, o 14Xe traz design otimizado para liberação de mais espaço para alocar bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos. Projetado para ter flexibilidade, ele foi desenvolvido no conceito modular, permitindo a seleção de componentes-chave, incluindo motores elétricos, transmissão, engrenagens, freios, pontas de roda e carcaças para ser utilizado de acordo com as especificações do cliente.

Unidade de Controle de Potência – Com mais de 10 anos de desenvolvimento e testes, superando mais de 2,7 milhões de quilômetros rodados, a Unidade de Controle de Potência dos Sistemas Acessórios (ou Power Control and Accessory System) é considerada o “cérebro” do ePowertrain elétrico, capaz de controlar a velocidade, aceleração, frenagem e gerenciamento térmico. Por meio de controles inovadores de software, a Unidade de Controle de Potência pode ser configurada para maximizar o desempenho e a eficiência geral do sistema. Seu design de sistema integrado também reduz o tamanho do envelope na instalação bem como a complexidade da integração. (Fotos: divulgação Cummins Meritor / Texto: Comunicação Corporativa Cummins Meritor com Juliana Sih / ´Texto Final de Comunicação Integrada´)