E-ternité, o novo Alpine A110 com propulsão 100% elétrica

Carro-conceito oferece design e desempenho praticamente idênticos aos da versão tradicional a combustão

A Alpine, ramificação esportiva do Grupo Renault, exibirá na vitrine do GP da França de Fórmula 1, a sua maior novidade: o Alpine A110 E-ternité, versão 100% elétrica de um legítimo clássico.

A marca é famosa pelas inúmeras conquistas dos seus carros em corridas de pista e ralis, e o modelo em questão surge como um marco comemorativo de todas essas vitórias, além de que, enfatiza o aniversário de 60 anos da empresa.

O inédito A110 E-ternité é externamente idêntico às versões movidas a combustão que vêm equipadas com motor 1.8 de 292/300 hp de potência. O carro-conceito elétrico oferece 242 cv de força, no entanto, os desempenhos são praticamente idênticos, com aceleração de 0-100 km/h em 4,4 s do tradicional (4,5 s do elétrico) e máxima de 280 km/h (contra 250 km/h do carro elétrico). Ponto positivo para a versão elétrica, que pesa 258 kg a mais do que o modelo alimentado por gasolina.

Um dos desafios da engenharia da Alpine foi, justamente, organizar os 12 módulos de bateria de 60 kW (a mesma do Renault Mégane E-Tech elétrico) de modos a manter o tradicional equilíbrio do A110.

Interessante foi a solução de agregar ao conjunto uma transmissão automática de dupla embreagem, que certamente doa uma dirigibilidade muito mais prazerosa do que os esquemas comuns de veículos elétricos que não possuem caixas de câmbios ´normais´.

A arquitetura interna mantém-se fiel ao Alpine A110 a combustão e várias partes da carroceria foram moldadas em fibra de carbono, inclusive o teto, que pode ser facilmente removível. (Fotos: divulgação Alpine / Instagram: @acelerandoporai.com.br)