Primeira fábrica da Volkswagen construída fora da Alemanha, a unidade “Anchieta”, em São Bernardo do Campo (SP), completou esta semana 53 anos de vida. Por lá, já saíram mais de 12,5 milhões de veículos das suas linhas de produção. Inaugurada em 18 de novembro de 1959, este núcleo da VW tem introduzido ao longo da história vários avanços e inovações da indústria automotiva brasileira. Já na cerimônia de inauguração (que contou com a presença do então Presidente da República Juscelino Kubtischek), a empresa ficou marcada pelo desfile de JK a bordo de um Fusca conversível.
Localizada no quilômetro 23,5 da Via Anchieta na cidade de São Bernardo do Campo (SP), ela possui uma área total de 1,2 milhão de metros quadrados e conta com a atuação de quase 15 mil funcionários. É considerada um complexo industrial por abrigar atividades como estamparia, armação, pintura e montagem final, além de centralizar as áreas administrativas, vendas e marketing, pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen no Brasil.

A unidade é responsável atualmente pela produção dos modelos Novo Gol, Gol G4, Polo, Polo sedã, Saveiro e Kombi. A fábrica já produziu também veículos que marcaram época, como o Fusca, a Variant, o TL, o SP1/2, a Brasília e o Passat. Essa fábrica da VW implantou os primeiros robôs na linha de montagem em 1984 (com o lançamento do Santana e da Quantum) e foi a primeira a possuir um centro para crash-tests veiculares, em 1966. Agora inova na aplicação dos recursos da fábrica digital. Essa tecnologia permite fazer simulações virtuais de processos produtivos, instalações e produtos, antes da implementação ou construção física, minimizando custos, otimizando processos e promovendo o desenvolvimento de condições de trabalho ergonômicas.