Fenatran 2022: imperdível evento paulistano expõe o universo do transporte de cargas

Salão Internacional ocorre até o dia 11/11 em São Paulo. Organizadores e participantes preveem volume de negócios de mais de R$ 9 bilhões!

A Fenatran (Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas) – maior evento do tipo na América Latina e um dos melhores do mundo – começou oficialmente no dia 7 e irá até sexta-feira (11/11) no São Paulo Expo exibindo todas as novidades referentes ao universo dos caminhões, incluindo uma infinidade de periféricos ligados a este pujante setor.

Segundo Luiz Bellini, diretor da RX (Reed Expo, organizadora do evento) e dos executivos das principais marcas expostas por lá, o volume de negócios deverá ultrapassar R$ 9 bilhões ou seja, cerca de R$ 500 milhões a mais, frente à última edição ocorrida em 2019. Esse curto período de apenas uma semana servirá como ignição para meses de boas negociações com as empresas participantes e seus clientes.

Com 100 mil m² de área e aproximadamente 500 expositores, a Fenatran deverá receber mais de 65 mil pessoas, além de outros milhares de visitantes especiais como executivos e funcionários do setor, jornalistas, políticos e convidados.

O “cheiro” da Fenatran 2022 >> Salões ligados a automóveis geralmente acontecem a cada dois anos e sempre trazem novidades que refletem com muita exatidão os movimentos mais significativos do segmento de máquinas e motores naquele instante. Sem a menor dúvida, o ´mote´ mais comentado dessa grandiosa feira foi a chegada dos novos caminhões com motores já adequados à norma Euro 6 (equivalente ao Proconve 8), ou seja, veículos dentro da conformidade das regulamentações antipoluição estipuladas na Europa e obrigatórias aqui também. Além disso, todas as marcas exibiram seus modelos com propulsão 100% elétrica, outra tendência que não para de crescer no mundo inteiro.

8% de economia: o número mágico >> Dentro dessa nova realidade, o dado mágico repetido pela maioria dos fabricantes de caminhões, foi o nível de economia de óleo diesel. Em praticamente todas as coletivas de imprensa, escutei que “os nossos novos motores estão cerca de 8% mais econômicos do que a geração anterior…”

Assim como vi, também, os fabricantes entoarem mantras parecidíssimos elogiando a capacidade do freio motor, eficiência aerodinâmica, baixo custo de manutenção, conforto de cabine, nível tecnológico de segurança dos seus produtos, além da eficiência dos sistemas digitais de auxílio de performance e gestão de frotas. Esse foi o discurso recorrente, a ´alma´ da Fenatran 2022.

Pujança de opções >> Fantástico espaço do segmento de transporte de cargas, a Fenatran é um evento imperdível para quem já está no ramo ou pretende entrar. Além dos muitos produtos expostos, a semana será especialíssima com palestras ligadas ao universo dos caminhões e vários inícios de rodadas de negócios importantes para esse setor fundamental da economia brasileira.

Muito diversificada, a Fenatran está oferecendo até test-drive para condutores habilitados a guiar veículos de grande porte. O ´Fenatran Experience´ acontece num percurso de 2 km dentro do próprio São Paulo Expo.

O que vi por lá >> Não somente belos e potentes caminhões, mas a Fenatran entrega ao visitante tudo aquilo que a chamada ´cadeia de transporte´ pode oferecer: motores, caixas de câmbio, eixos, suspensão, ´baús´, semirreboques, rodotrens, tanques, guinchos, baús refrigerados (e lonados), graneleiros, transporte de valores, intralogística, monitoramento de veículos, sistemas de adaptações de trens de força, pneus, autopeças, acessórios e muitos outros produtos agregados a este mundo dos veículos de grande porte, como pallets de plástico, sanitários para boleias, cozinhas compactas e muito mais!

As principais marcas >> Num breve resumo, aqui exponho os passos mais relevantes de cada um dos mais importantes fabricantes estabelecidos no Brasil: Mercedes-Benz apresentou a nova linha de caminhões Accelo, Atego, Actros e Arocs Euro 6, VWCO (Volkswagen Ônibus e Caminhões) reformulou as famílias Constellation, Delivery e Meteor e investirá R$ 2 bilhões até 2025 no melhoramento e criação de produtos. VWCO, assim com o a Mercedes-Benz, mostrou um modelo autônomo.

Volvo inovou na sua linha 2023 dos conhecidos FH, FM e FMX e ressaltou a chegada da nova caixa de câmbio I-Shift. Scania exibiu um caminhão elétrico, o R410 a gás e anunciou o lançamento da sua nova empresa ´Scania Locação´, além de iniciar as vendas da nova Linha Super Euro 6. Ford exibiu a E-Transit, versão 100% elétrica da sua conhecida van e também anunciou a chegada do câmbio automático na linha Transit.

DAF apresentou a sua nova linha de caminhões com motorização Euro 6 (CF e XF), Iveco mostrou o pesado S-Way, o Tector a gás e a nova Daily elétrica (e automática/diesel) e a FPT Industrial exibiu mais uma vez o seu robusto portfólio que atende a um enorme conjunto de clientes, além de uma novidade interessante que é a oferta de motores remanufaturados com garantia absoluta de fábrica.

Panorama >> Fabricantes de veículos em geral sempre vivem pressionados pelas normas antipoluição. Precisam, dessa forma, desenvolver novos produtos mais eficazes e que consigam atender às exigências dos níveis máximos de emissões de gases poluentes e outras substâncias nocivas ao meio ambiente.

Caso os combustíveis alternativos sintéticos (não-fósseis) não sejam viabilizados (coisa que, pessoalmente, não acredito), a tendência será, de fato, eletrificar os caminhões hoje alimentados por óleo diesel em sua maioria. A transição gradual antes de se atingir trens de força 100% elétricos passará pelo gás natural comprimido (GNC) ou liquefeito (GNL) e também o biometano.

Essas novidades já estão na Fenatran, comprovando o nível de atualização dessa importante feira. A redução de custo operacional das frotas ou de negócios individuais com aquele caminhoneiro solitário pagando as parcelas do financiamento em cada frete que faz, também foram enfatizados no evento. Completa, divertida e democrática, a Fenatran 2022 marca o recomeço de grandes eventos automotivos presenciais no Brasil.

Imperdível pela importância que tem no prestigiado setor de cargas. (O jornalista viajou a convite do ´pool´ de imprensa da Anfavea formado pelos fabricantes DAF, Iveco, Ford, FPT Industrial, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Volkswagen Caminhões e Ônibus, representando a Gazeta de Alagoas e o site www.acelerandoporai.com.br (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)