Desde 2010

buru-rodas

Fiat 500e Abarth: compacto 100% elétrico mantém ronco de carro a combustão!

Novo esportivo já foi apresentado ao público e deverá ser comercializado inicialmente no mercado norte-americano

Exatamente no dia 31 de março de 1949, a empresa “Abarth & C.” foi fundada em Bolonha (Itália) por Carlo Abarth e seu amigo Guido Scagliarini. O logotipo escolhido para chancelar a nova marca foi o Escorpião, símbolo do signo de Carlo no zodíaco.

Os sócios começaram incrementando veículos da Cisitalia e logo mais iniciaram a venda de extraordinários ´kits´ de preparação que se tornaram sucesso absoluto em pistas de corrida, principalmente nos ralis. Após estrondoso sucesso, em 1971 a Fiat adquiriu a Abarth e manteve a filosofia da mais pura esportividade em seus carros. Muitas décadas depois, surge agora em 2022 o lendário Cinquecento (Fiat 500) na sua versão elétrica. Trata-se do novo Abarth “500e”.

Veículos elétricos, apesar da performance impressionante que apresentam – dada a incomum entrega imediata de torque – sempre perdem um pouco do prazer ao dirigir por causa do silêncio do conjunto propulsor. Esta é a principal característica desse compacto de origem italiana, pois a Abarth, de maneira criativa, desenvolveu um gerador de som artificial que entrega várias ´assinaturas´ sonoras ao veículo.

Toda vez que o carro é ligado ou desligado, o sistema “Key On-Off” reproduz uma guitarra no interior do habitáculo. Além disso, na primeira vez que o condutor ultrapassa os 20 km/h, um ´violão´ reflete a alma arisca de um Abarth. Por fim, há um ´rugido´ que acompanha o desempenho do motor, reproduzindo fielmente o som de um propulsor movido a gasolina da Abarth.

O novo 500e está equipado com uma bateria de 42 kWh acoplada a um potente motor elétrico de 113,7 kW (155 cv). Segundo os dados fornecidos pela assessoria de imprensa da marca, ele acelera de 0-100 km/h em apenas 7 segundos. O esportivo pode ser conduzido nos modos ´Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track´, numa escadinha gradativa de desempenho e consumo de energia, evidentemente.

Os engenheiros da Fiat atestam que o Abarth 500e consegue recuperar uma carga com autonomia de 40 km em apenas 5 minutos e, num esquema de recarga rápida, atinge 80% do alcance em apenas 35 minutos. O novo elétrico da Fiat não tem data para chegar ao Brasil. Por essa razão, seu preço oficial ainda não foi divulgado. (Fotos: divulgação Fiat / Instagram: @acelerandoporai.com.br)