Se você já dirigiu alguma versão do New Fiesta, indiretamente, já testou o novo Ford Ecosport 2013. Montado na mesma plataforma deste ´parente´ de menor porte, o SUV da marca norte americana chega à sua 2ª geração completamente atualizado.

A Ford até que demorou em relançar esse veículo que, por se tratar de um projeto global, precisou de mais tempo no forno para se chegar, enfim, a uma equação de múltiplas soluções que agradem a vários mercados. No meio do cozimento do novo tempero, a Renault lançou o Duster e conseguiu a liderança da categoria. A fabricante francesa encontra-se na frente em vendas nesse instante, no entanto, terá de agora em diante uma nova fase, provavelmente, de insônia, já que o Novo Ecosport amadureceu e melhorou muito.

“Se você pretende saber quem eu sou, eu posso lhe dizer!” >> O SUV médio-compacto foi traçado pela batuta de 800 engenheiros e projetistas de várias filiais da Ford pelo mundo. O projeto começou em 2008 e o principal desafio foi o de manter o carisma de um veículo que já gerou mais de 700 mil negócios às concessionárias da marca até agora. A base do carro é a mesma que já existe (no também global) New Fiesta.

A posição de dirigir dos dois, por exemplo, é praticamente idêntica, assim como a estética e a ergonomia internas, ambas muito modernas, com cockpit bem dividido, porta-trecos funcionais (e amplos), além de espaço confortável para 4 adultos. Ele comporta até cinco pessoas com cintos de segurança e encosto de cabeça para todos os ocupantes.

“Eu te proponho, nós nos amarmos…” >> A nova máquina da Ford virá com duas opções de motores, dividida nas seguintes versões: S, SE e Freestyle (com propulsor Sigma Flex 1.6 16V e 115 cv, o mesmo que equipa o Focus) e Freestyle e Titanium (motor 2.0 16V Flex, 147 cv e torque de 19,3 kgf.m).

Os preços começam com R$ 53.490 (versão 1.6 de entrada); R$ 59.990 (Freestyle 1.6 c/câmbio manual); R$ 62.490 (Freestyle 2.0 c/câmbio manual) chegando ao topo de linha Titanium (somente 2.0) por R$ 70.190. Por mais R$ 3.700 é possível agregar os airbags laterais (pois os dois frontais já são de série) e os bancos em couro. Versão automática somente no Salão do Automóvel de São Paulo em outubro próximo e, com tração 4X4, após essa data. A marca diz que o modelo somente estará disponível para vendas nas concessionárias a partir de setembro.

“Se acaso numa curva eu me lembro do meu mundo…” >> O novo Ecosport é ´mais´ do que um New Fiesta. Está de gravata, mais chique, pois conserva a ótima posição de dirigir e ainda por cima é versátil, pelo acerto mais alto da suspensão e sua óbvia capacidade de ir mais adiante em trechos fora de estrada.

Se você já dirigiu um Ecosport da 1ª geração, esqueça as referências, pois o novo nada tem a ver com esse. Se há um ponto de relevo no projeto da 2ª geração é o traquejo aerodinâmico. A nova versão é muito silenciosa e quase não deixa os traços do barulho do vento penetrarem no ambiente interno da carroceria. Essa é uma evolução importante e outra (finalmente sanada) é o ruído interno, que não há mais.

“Eu piso mais fundo, corrijo num segundo, não posso parar!” >> Com ampla arquitetura eletrônica, o modelo vem revestido com o pico do cardápio. Em sua categoria (que compete diretamente com o Renault Duster e por tabela com Honda Fit, Citroën AirCross, Palio Adventure e VW Cross Fox, na óptica da Ford), ele tem tudo o que é necessário para se trafegar com segurança: freios com sistema ABS (+ auxiliares), controle de tração e estabilidade, faróis com LEDs, sensores de chuva e obstáculo, direção elétrica, carroceria com zonas de deformação programadas e até um tal de “compensador de deriva”, espécie de auxiliar inteligente que fica atento aos desníveis das ruas, uma mãozinha extra que corrige desvios mínimos do volante. Coisas do mundo moderno…

Achou pouco? Em caso de colisão, as portas destravam-se automaticamente, o combustível é cortado e há, também, aquele assistente em descidas de rampas (frontais e traseiras), o freio invisível que segura o carro por alguns segundos evitando aquela desconfortável descidinha no momento da rápida viagem do pé direito saindo do pedal do freio para voltar ao acelerador.

“Debaixo dos caracóis dos seus cabelos…” >> O Ecosport tem nível honesto de conforto interno. Os bancos, desenho dos vidros, forração do teto e portas, aspecto do assoalho (assim como todos os detalhes externos e internos) estão alinhados ao padrão estético global da Ford. Há opção de tecido normal ou couro nos bancos. O porta-luvas é refrigerado e os porta-trecos são funcionais. Como eu disse, a posição de dirigir está muito mais aproximada à de um carro de passeio do que de um utilitário e isso é um trunfo de conforto no dia a dia. Não há aquele aspecto Premium, como o de um Edge, por exemplo, mas o acabamento é digno, com boa vedação termoacústica, trabalho eficaz de suspensão e ótima conversa entre motor e câmbio (manual de 5 marchas) nas duas versões (1.6 ou 2.0).
“Um dia a areia branca, seus pés irão tocar…” >> Frigir dos ovos. O Ford Ecosport 2013 chega num momento relativamente tranquilo, apenas com essa incerteza de aumento (ou não) de IPI. É ideal para quem quer aquela mobilidade urbana mais tranquila, com posição alta de se guiar e com a possibilidade de sair do asfalto e encarar uma trilha leve ouvindo um som careta ou moderninho. Na questão do entretenimento, a Ford democratiza para todos o sistema Microsoft/Ford “SYNC”, aparato tecnológico que permite amplitude de ação com músicas, ligações telefônicas, localização, etc… Se quiser mais frescurinhas, o ´top´ da família oferece, como a dispensa da introdução da chave no painel. Pelo “Key Less”, apenas um botão liga o possante e a imaginação vira o limite da viagem. Eis o novo Ecosport. I FA