Importada do México e lançada no mercado brasileiro em fevereiro desse ano, a picape Maverick é um dos produtos mais acertados da Ford nesse momento. Na ´hierarquia´ da própria marca ela se posiciona abaixo da Ranger e, na minha opinião, não tem concorrentes no Brasil.
A Toro, ótimo veículo, enquadra-se num patamar diferenciado. A Maverick é mais confortável, mais espaçosa e na questão da performance, incomparavelmente superior ao produto da Fiat. A diferença de 68 cv (185 cv da Toro contra 253 cv do modelo norte-americano) abre uma lacuna que impede a comparação.
Se você gosta de carro com disposição de torque sempre no gatilho… ela é uma ótima opção. O impressionante equilíbrio e conforto do sistema de suspensão, além de uma posição de dirigir com ergonomia impecável, completam o pacote.
O modelo comercializado no Brasil tem configuração única. A versão Lariat Fx4 vem com um vigoroso motor 2.0 Ecoboost turbo com injeção direta somente de gasolina. Administrado por um câmbio automático de 8 marchas (sem opção de trocas sequenciais/manuais), o propulsor entrega 253 cv de força máxima com torque total de 38,7 kgf.m. A equação é exata com muito silêncio ao rodar, mesmo em altas rotações. Ponto positivo: a Maverick vem com sistema autônomo de frenagem.
A decoração interna dos assentos, console central, forros de porta etc, vem numa composição mista e bem elegante misturando o azul com o marrom. Foge do ´batido´ interior totalmente preto ou cinza ou, raramente, bege.
No início do ano a Maverick foi lançada com preço sugerido de R$ 239.990, mas o valor praticado atualmente nas concessionárias Ford está um pouco abaixo disso. Custa quase o mesmo que uma picape Ranger. Vale o quanto pesa? Bom… se você pretende utilizá-la em ciclos urbanos na maior parte do tempo, não há opção mais interessante no Brasil com esse preço.
O tamanho mais compacto e a visibilidade pelos retrovisores (além da câmera auxiliar) facilitam manobras de todos os tipos e, como dito, o equilíbrio do projeto é excepcional. A Maverick não possui aquele chatíssimo ´chicotear´ da suspensão traseira, característico de qualquer picape de porte um pouco maior aqui comercializada.
Complementam a estrutura, um ótimo sistema eletrônico de ar-condicionado (de duas zonas), câmbio automático de 8 marchas com trocas quase imperceptíveis, assento do motorista com ajuste elétrico, chave presencial, Sistema Sync com tela touch-screen de 8 polegadas (Android Auto e Apple CarPlay), abertura das portas por código sem chave, dentre outras comodidades.
Como nada nesse mundo é perfeito… a picape Ford Maverick tem cavalos sedentos dentro do capô: somente consegui as marcas de 6,1 km/litro e 8,2 km/litro em ciclos de cidade e estrada, respectivamente. Além disso, a altura livre do solo é baixa demais para um carro off-road. Para mim, esses são os dois pontos negativos desse utilitário. No mais, só prazer ao volante… (Fotos: agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)