A Ringbrothers, uma das mais famosas ´customizadoras´ de veículos do mundo, mostrou alguns dos seus veículos no badalado evento SEMA Show 2023. Um lindo Ford Mustang conversível de 1965 apelidado de “Uncaged” (do inglês, ´desenjaulado´), foi criado para completar uma dupla com o seu ´irmão´ “Caged” (enjaulado), exibido no ano passado.
O bonito conversível promove a evolução desse conhecidíssimo ´pony car´ da Ford, por intermédio de uma releitura sutil de cada linha, mantendo os elementos de design clássico que tornaram esse carro um dos mais populares nos Estados Unidos e em diversas partes do mundo.
Segundo a Ringbrothers, as tampinhas do centro das rodas e outros detalhes mínimos foram mantidos na originalidade de fábrica e o restante foi modificado. Dentro da ousadia e criatividade na customização, a carroceria foi alargada em duas polegadas e, a partir dessa nova dimensão, algumas peças foram redesenhadas e refeitas para atender à proporção agora imposta. Para-lamas, para-choques, ´papo´ frontal e curvaturas das caixas de rodas também foram refeitos.
O exterior recebeu uma incrível pintura metálica BASF/Glasurit no tom ´Vinho Borgonha´ e todos os acabamentos cromados e de aço inoxidável foram tratados com Cerakote Titanium C-105P. A grade frontal foi redesenhada e recuada em duas polegadas para dar um aspecto ainda mais esportivo ao carro.
A antiga motorização V8 original da Ford deu lugar a um propulsor muito mais vigoroso. Entrou em cena uma unidade Ford Performance 5.0 Coyote V8 de 5,0 litros, desenvolvendo 460 cv de força aos 7.000 rpm, com torque máximo de 58,06 kgf.m de torque. Toda essa potência é transmitida às rodas traseiras através de uma transmissão automática 10R80 de 10 marchas da própria Ford.
A carroceria totalmente personalizada apresenta pisos especiais e um novo chassi Roadster Shop Fast Track. O manuseio desse Mustang conversível foi altamente melhorado com novas suspensões independentes, amortecedores Penske Racing Shocks RS Edition e novo sistema de freios. O estilo clássico externo foi mantido com rodas tipo ´Rally´ aro 18”, calçadas com pneus Continental.
Já o interior do Mustang Uncaged foi redesenhado pela Sean Smith Designs e instalado por Steve Pearson na Upholstery Unlimited. A cabine conta com instrumentação personalizada da Dakota Digital e um volante especial que homenageia o interior original do Mustang. O resultado culminou num interior estilisticamente condizente com o projeto, com cores agradáveis e muita esportividade. (Fotos: divulgação Ringbrothers / Instagram: @acelerandoporai.com.br)