Gigante chinesa BYD anuncia a construção de uma fábrica de veículos elétricos e híbridos na Bahia

Com investimento previsto de R$ 3 bilhões, a BYD estabelece um marco histórico na indústria automobilística brasileira. Não se trata apenas de construir veículos. A proposta do grupo chinês, que tem como ousada missão diminuir a temperatura do planeta em 1 grau, é a transição energética e a mobilidade sustentável. Uma revolução verde sem volta. A produção nacional vai permitir preços mais competitivos e a possibilidade de um povo apaixonado por carros ter acesso a um sonho de consumo da era moderna: um veículo elétrico na garagem. O complexo será composto por três células fabris: uma dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos; a outra vai produzir automóveis híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades ao ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades, e a terceira, voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato, atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente no local.

Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três fábricas devem gerar mais de 5.000 empregos. O novo complexo da BYD será um polo de atração de fornecedores de diversos tipos, seja na área de peças técnicas ou de serviços. A companhia pretende contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização de obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.

Compromisso sustentável e social >> Ao implantar o seu primeiro complexo industrial no país, a BYD Brasil se preocupa em manter premissas que direcionam sua atuação no exterior: criar produtos que não emitam poluentes, projetados e executados com tecnologia de ponta e alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, sempre em um ambiente de trabalho agradável e aconchegante para funcionários, fornecedores e visitantes.

Sobre a BYD >> A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas (SP). Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). Em 2023, foi eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo. (Imagens: divulgação BYD do Brasil LTDA / Os direitos autorais de divulgação das imagens e conteúdo de texto dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de BYD do Brasil LTDA e do seu time de comunicação com Ricardo Ghigonetto / Instagram: @acelerandoporai.com.br)