No ano passado, dentro das comemorações do centenário da parceria entre a Alfa Romeo e a Zagato, iniciada em 1921 com o modelo ´Tipo G1´, o famoso Atelier Automotivo de Milão fez questão de comemorar este importante aniversário com a criação de um novo modelo.
A ideia inicial era celebrar a atual produção dos Alfas Giulia e Stelvio, adicionando o motor de 6 cilindros em ´V´ em sua última evolução ´GTAm´. A carroceria, logicamente, teria que ser um cupê reformulado pela Zagato, inclusive tendo a distância dos eixos encurtada.
De tão requintado, o projeto selecionou quem seria o cliente premiado a participar desse histórico momento de duas marcas italianas de grande prestígio. Segundo a assessoria de imprensa da Alfa Romeo, um rico colecionador alemão – que possui diversos modelos diferentes da Alfa – foi o escolhido e cedeu um Giulia Quadrifoglio para que a intervenção fosse feita.
O resultado ficou estonteante! A carroceria cupê com duas portas tem teto em fibra de carbono com ´dupla cúpula´, o que remete aos bólidos de corrida que precisavam ter a capota com esse desenho e altura para poder comportar o piloto (e às vezes, em ralis, um copiloto) com seus respectivos capacetes.
A Zagato atualizou o conteúdo mecânico indo de encontro ao Alfa GTAm e melhorou o requinte e o desenho da arquitetura interna. Com câmbio manual de 6 marchas e motor 2.9 V6 biturbo, a máquina deve entregar quase 540 cv de força máxima!
No que diz respeito ao design, a Zagato manteve o conceito ´Granturismo´ para esse projeto. O belo Giulia SWB recebeu essa denominação por causa do encurtamento da distância entre-eixos. A plataforma modular utilizada foi a ´Giorgio´, a mesma que atende ao Giulia e Stelvio de produção comum, com a diferença que esta teve os balanços mais equilibrados, proporcionando uma condução ainda mais dinâmica.
Apesar do protagonismo da Zagato na feitura desse magnífico e exclusivo modelo, o projeto contou com a presença de Alejandro Mesonero, atual chefe de design da Alfa Romeo.
Após testado, filmado e fotografado no circuito ´La Pista’ em Arese, o modelo foi enviado para a Alemanha e entregue ao seu anônimo proprietário. Ao longo de mais de 100 anos em parceria com a Alfa Romeo, a Zagato já desenvolveu mais de 150 modelos personalizados. (Fotos: divulgação Alfa Romeo & Zagato / Instagram: @acelerandoporai.com.br)