A Hennessey Performance revelou a versão de produção de seu hipercarro Venom F5, antes das entregas aos clientes em 2021. O novo carro, que é fabricado 100% sob medida para cada cliente, foi criado para oferecer a experiência de direção mais emocionante do mundo, com um desempenho incomparável na opinião do seu fabricante.
Com imensa potência, baixo peso e dinâmica meticulosamente aprimorada, o F5 possui um manuseio extraordinário e uma experiência verdadeiramente incrível ao volante.
Ao preço de US$ 2,1 milhões de dólares (aproximadamente R$ 10,9 milhões), apenas 24 versões ultra-exclusivas do Hennessey Venom F5 serão produzidas. O coração do carro é o motor 6.6 litros/V8 biturbo construído pela própria Hennessey. Denominado “Fury”, esse propulsor oferece impactantes 1.817 cv de força aos 8.000 rpm. Seu torque máximo chega a estupendos 164,8 kgf.m!
A marca afirma que o bólido que pesa 1.360 kg consegue acelerar de 0-100 km/h em menos de três segundos. Mas incrível mesmo é acreditar que ele atinge os 200 km/h em menos de cinco segundos!
Além desses dados impressionantes, a Hennessey diz que fará os testes de medição e validação de velocidade máxima publicamente. Promete que o bólido ultrapassará os 500 km/h!
Com o motor entregando uma potência tão imensa, um dos desafios para os engenheiros da Hennessey é a melhor maneira de transferir as forças colossais do carro através de suas rodas traseiras para o solo. Isso é tratado com precisão pelo controlador Motec do carro, que será calibrado para otimizar a potência e a tração.
Além disso, cinco modos de direção diferentes (Sport, Track, Drag, Wet, F5) podem ser selecionados para alterar a entrega de potência, tração e desempenho de frenagem do carro. Apenas o modo “F5” superior desbloqueará a potência máxima disponível.
Os enormes pneus traseiros de 345/30 (rodas c/ aro 20 polegadas) fornecem uma área de contato substancial para aumentar a tração em aceleração e curvas. Na frente, os pneus dianteiros de medida 265/35 são montados em rodas de 19 polegadas. A Michelin testará seus pneus Pilot Sport Cup 2 para garantir que eles possam suportar as velocidades e cargas que o carro irá gerar.
A potência adicional é fornecida por dois turbocompressores de rolamento de esferas de precisão de alta produção sob medida com carcaças de compressor de titânio impressas em 3D e rodas de compressor de alumínio billet de 76 mm (3 polegadas).
Situado bem na extremidade traseira do compartimento do motor está um sistema de escapamento Inconel e aço inoxidável feito sob medida, que é tratado com Cerakote para proteger o compartimento do motor do excesso de calor. Cerakote é um tratamento de polímero de cerâmica que é frequentemente aplicado no interior dos canos das armas para proteger do calor e do desgaste.
O F5 usa uma caixa de câmbio semiautomática especialmente projetada, montada longitudinalmente, com paddle shifters atrás do volante. Tendo avaliado todas as opções potenciais, a equipe Hennessey escolheu a única opção capaz de transferir o torque furioso do F5 para a estrada – uma caixa de câmbio “Cima” de embreagem única com sete relações.
O novo chassi de carbono projetado pela Hennessey apresenta uma intrincada trama de fibra de carbono em um padrão de espinha na linha central do carro. Moldar as partes internas e externas de fibra de carbono exigiu mais de 600 peças separadas, todas feitas sob medida.
Durante o desenvolvimento do projeto (três anos), um tempo significativo foi gasto no aperfeiçoamento do chassi e da carroceria do carro para alcançar leveza, rigidez de torção, além da beleza do design. Com pedais usinados em blocos de alumínio, o F5 exala um teor impressionante de esportividade que somente 24 felizardos terão o prazer de desfrutar. (Divulgação Hennessey / Instagram: @acelerandoporai.com.br)