A tradicionalíssima Lotus, empresa de origem britânica e hoje integrante do grupo chinês Geely, apresentou em New York (EUA) o Emeya, um ´hiper GT´ com propulsão 100% elétrica. O modelo com quatro portas traz dois motores que, juntos, entregam 905 hp de potência máxima e incríveis 100,4 kgf.m de torque!
Segundo as especificações técnicas entregues pelo fabricante, o Emeya é capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 2,8 segundos, atingindo velocidade máxima (limitada eletronicamente) de exatos 256 km/h.
Repleto de aparatos tecnológicos interessantes, como suspensão ´inteligente´ a ar, capaz de avaliar o piso exatamente 1.000 vezes por segundo a fim de melhorar o conforto a bordo e também pacote aerodinâmico ativo (com grade, spoiler e difusores móveis), o Emeya tem distribuição de massa ao modo BMW, ou seja, com 50% do peso no eixo dianteiro e 50% da carga no eixo traseiro.
Claramente, tanto pelas características de design, quanto pelo ´trem de força´ de alta performance, o Lotus Emeya será concorrente do Tesla Model S e do Porsche Taycan. Segundo os engenheiros da Lotus, o ´hiper GT´ poderá obter 150 km de autonomia adicional com apenas 5 minutos de recarga num carregador rápido de 350 kW DC ou 80% de carga na bateria em apenas 18 minutos nesse mesmo tipo de carregador.
O modelo também conta com materiais sustentáveis no seu luxuoso interior, sistema de som da KEF/Uni-Q com impressionante definição, além de um respeitável pacote de segurança. A Lotus ainda não revelou oficialmente todo o conteúdo técnico desse superesportivo que começará a ser fabricado no ano que vem, com entregas previstas para o último trimestre de 2024. (Fotos: divulgação Lotus / Instagram: @acelerandoporai.com.br)