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Jaguar XJ13: o carro esportivo que nasceu, mas nunca existiu!

Existem alguns automóveis que se tornam raríssimos por razões simplórias, como por exemplo, atrasos da conclusão do projeto que inviabilizam a produção. Esse foi o caso do XJ13, um protótipo – único – de carro de corridas desenvolvido pela Jaguar. O objetivo da marca inglesa era desafiar a concorrência (Ford e Ferrari, principalmente) nas ´24 Horas de Le Mans´ em meados dos anos ´1960. Apesar de bem feito e com motor muito forte, ele jamais disputou essa famosa corrida francesa.

Objetivo >> Em 1955, com o intuito de intensificar suas participações em competições, a Jaguar já tinha um motor V12 quase pronto. A empresa pensou em construir, primeiramente, uma versão de pista para o XJ13, para depois adaptar uma nova configuração ´de estrada´ que seria vendida nas concessionárias, ao contrário do XK, que foi concebido como um carro de produção em larga escala e, posteriormente, direcionado também para as corridas.

Belo motor V12 do Jaguar XJ13 desenvolvia 503 hp de potência máxima e o levava a quase 250 km/h!

Desenvolvimento >> O projeto do motor V12 do XJ13 não precisou de grandes manobras de engenharia para ficar pronto. A unidade consistia, essencialmente, no acasalamento de dois motores XK de 6 cilindros em um virabrequim comum, com um bloco de cilindros em alumínio. A Jaguar conseguiu um ótimo resultado final num propulsor de 5,0 litros com 503 cv de potência máxima.

Particularidades >> A ideia de ter um carro de corridas com motor central era nova para a Jaguar e, além desse componente experimental, não se sabe ao certo por quais razões, mas o projeto foi tratado com uma certa lentidão pela fabricante britânica. O XJ13 começou então a ser construído em torno desse motor V12 projetado por Claude Baily.

O propulsor, inclusive, servia como parte integrante do chassi de alumínio. O belo desenho desse carro foi feito por Malcolm Sayer, renomado projetista da indústria aeronáutica, que utilizou seu talento em aerodinâmica para moldar o XJ13. Sayer também foi responsável pela criação estilística dos modelos da Jaguar C-Type , D-Type , E-Type e XJ-S.

Frigir dos ovos… >> O Jaguar XJ13 ganhou carroceria em alumínio, caixa de câmbio manual da ZF e a tração traseira era diretamente jogada às rodas pelo enorme motor V12 que ficava montado atrás do piloto. Os triângulos da suspensão dianteira eram semelhantes aos do E-Type, no entanto, aonde o E-Type usava barras de torção longitudinais, o XJ13 tinha molas espirais.

Após ser exaustivamente testado, ele estava – finalmente – pronto em 1967. O bólido equipado com motorização V12/5.0 e 503 hp de força, conseguia a proeza de atingir 161 milhas (exatos 259.104 km/h) de velocidade final, mas apresentava problemas de estabilidade.

Somente em 1971 é que esse carro foi oficialmente apresentado ao público, mas já era tarde demais, pois os novos regulamentos de corrida impostos para Le Mans tinham mudado e a Ford, por exemplo, já tinha desenvolvido um motor de 7,0 litros para o devastador GT-40, já bem mais avançado do que o XJ13 naquele instante. O sonho, então, foi por água abaixo…

Curiosidades >> Num teste final num autódromo a mais de 220 km/h, o piloto Norman Dewis sentiu que o Jaguar XJ13 perdeu uma das rodas. Descontrolado, esse ´filho único´ bateu no guard rail e capotou. Por sorte, o piloto saiu ileso, mas o esportivo ficou completamente destruído no acidente. A reconstrução foi concluída em junho de 1973. A Jaguar tinha dois motores para refazer apenas um e, curiosamente, decidiu remontar o propulsor original desativando um dos seus 12 cilindros. Isto significava que o carro poderia andar, mas nunca chegaria no seu potencial pleno novamente.

No último teste, a mais de 220 km/h o piloto Norman Dewis sofreu um acidente. Por milagre, saiu ileso, mas o bólido ficou destruído…

Em 2002 esse carro sofreu mais um pequeno acidente tendo o cárter destruído. Nesse momento a Jaguar tomou a decisão de desmontá-lo para, enfim, concluir uma restauração impecável dentro dos moldes originais deixando-o com o funcionamento e aspectos estéticos perfeitos! O belo e solitário XJ13 voltou a roncar forte no festival inglês de velocidade de Goodwood em 2007 e hoje somente é exposto pela Jaguar em eventos comemorativos da marca. (Divulgação: Jaguar / Fotos: Google free royalties / FavCars / Instagram: @acelerandoporai.com.br)