
Se o seu saldo bancário anda folgado e tens afinidade por carros compactos e com (bastante) emoção para dar…, o novo Lancer Sportback Ralliart pode ser uma escolha interessante. A MMC (Mitsubishi Motors Corporation) do Brasil sugere o preço de R$ 149.990, valor que está sendo praticado em quase toda a rede da marca nipônica no país. A bela máquina (com carroceria hatch) vem com motor de 250 cavalos e tração integral nas quatro rodas. Seu pacote de segurança é completíssimo. Frigir dos ovos: é o tipo de carro que tem muita força para acelerar e, por causa dos recursos eletrônicos, torna-se mais seguro e domável. Conheça melhor esse ícone japonês.
Histórico >> Derivado do lendário modelo Lancer Evolution X, o pequeno-grande carro (de nome extenso) Lancer Sportback Ralliart é uma boa adaptação desse bólido de ralis para se rodar nas ruas comuns com conforto. O Lancer nasceu em 1973 e, durante esses quase 40 anos, foi evoluindo e se aperfeiçoando principalmente no rígido uso em provas off-road, como o Rally Dakar e o WRC, duríssimo campeonato mundial dessa categoria.
Fôlego de leão! >> Se você gosta de sentir o corpo coladinho ao banco e aquela sensação de aceleração constante, vai adorar esse hatch. O motor (2.0, 16V) possui 4 cilindros em linha e, com a ajuda de um turbo intercooler de alta performance, ele doa 250 cv de potência com torque de 35 kgf.m! Boa equação para um carro desse tamanho e ele cumpre sua missão de esportividade com toda dignidade.
A transmissão automática do Lancer Ralliart é do tipo Twin Clutch SST, a mesma utilizada no Evolution X (que possui 47 cv a mais). Um perfeito sistema de dupla embreagem se encarrega de realizar trocas rapidíssimas de marcha. Para quem prefere um pouco mais de controle da situação, hás os “paddle shiffters”, as “borboletas” atrás do volante, que possibilitam mudanças manuais. Dentro desse universo, existem duas opções de condução: Normal ou Sport. Como os nomes sugerem, na primeira, as mudanças são feitas em baixas rotações e no segundo modo, as trocas somente acontecem em médias ou altas exigências.
Contexto geral >> “Ralliart” é o nome da divisão esportiva dos veículos de alta performance da Mitsubishi Motors desde 1984. Esse modelo difere-se dos carros mais ´mansos´ da linha pelos detalhes externos e internos: frente com “boca de tubarão”, rodas especiais (com pneus 215/45 R18), faróis direcionais de xenônio, volante esportivo revestido em couro, bancos em ´concha´, pedaleiras em metal, costuras aparentes e desenhos especiais dos grafismos de instrumentação…, enfim, o carro ostenta códigos clássicos de esportividade.
Veredicto >> Difícil rastrear e apontar um defeito num carro de tão boa concepção construtiva. O Lancer Sportback Ralliart deverá ser – apenas – um carro de charme da Mitsubishi aqui no Brasil. Nada de apostas milagrosas e números de vendas otimistas para esse modelo específico, até porque, pelo preço do cardápio, compra-se até um Mercedes-Benz… O interessante da história é que, neste caso, adquire-se um meio de transporte e leva-se um brinquedo altamente divertido para a casa. Com um aparato elevado de segurança, a máquina traz tração integral nas 4 rodas, freios com sistema ABS (e auxiliar EBD), sete Airbags (inclusive de joelho para o condutor, sistema de som de primeira linha, controle de tração e estabilidade e, para os que gostam desse tipo de carro, ele tem um certo ar de automóveis com “cê” maiúsculo, daqueles que ainda conversam com o motorista. Primorosamente bem acertado, com freios espetaculares e suspensão fina (mesmo para o péssimo piso nacional), o Lancer Ralliart é bastante interessante. Ocupa, ao lado do Subaru Impreza WRX STi, a melhor dupla do ramo já feita até hoje: ambos japoneses e deliciosamente impressionantes. (Fotos: divulgação)
[nggallery id=57]