Desde 2010

buru-rodas

Lendário Volkswagen Golf completará 50 anos em março oferecendo amplo portfólio na linha 2024

No próximo mês o Golf completará 50 anos. A data comemora o lançamento do modelo mais bem sucedido da Volkswagen, que hoje está com quase 38 milhões de unidades fabricadas. As alterações implementadas representam a chamada ´reestilização de meio ciclo´ da 8ª geração do hatchback esportivo mais vendido de todos os tempos. E um dos detalhes que mais chamou a atenção na apresentação da linha 2024 do Golf é o extenso portfólio com versões para todos os gostos e bolsos.

Possibilidades >> No mercado europeu, o modelo será disponibilizado com 8 variações de motores, sendo seis deles alimentados a gasolina e dois a óleo diesel. E o consumidor ainda poderá escolher entre mais duas versões híbridas-leves e duas com conjunto híbrido plug-in. Esta última oferece até 100 km de autonomia no modo puramente elétrico, segundo os dados técnicos divulgados pela VW.

Diversas opções >> A eliminação do câmbio manual da linha Golf não passou de uma especulação sem sentido nas redes sociais, já que a opção desse tipo de transmissão foi confirmada pelo fabricante germânico. O modelo sairá com as seguintes opções de motor: 1.5 TSi (115 ou 150 cv c/ câmbio manual de 6 marchas); 2.0 TSi (204 cv c/ caixa automatizada de dupla embreagem DSG de 7 marchas). Já a versão GTi entregará 265 cv com opções de câmbio manual ou DSG. A motorização a óleo diesel (também com turbocompressor) tem configuração com 115 ou 150 cv.

Híbridos >> Com tecnologia mais avançada, o Golf eHybrid vem com um motor a gasolina 1.5 TSi de 150 cv e o conjunto tem uma unidade elétrica de 115 cv acoplada à caixa de câmbio DSG de 6 marchas, culminando em força máxima de 204 cv e ótimo torque de 35,7 kgf.m. E o Golf GTE (plug-in) vem com motor a gasolina 1.5 TSi (177 cv) associado à unidade elétrica de 115 cv, atingindo potência total de 272 cv (maior que a do GTi).

Novo mundo >> A parte tecnológica do Golf também foi melhorada. A partir de agora ele oferece o sistema multimídia ´MIB4´, ou seja, de 4ª geração com tela sensível de 10,4” ou 12,9 polegadas (dependendo da versão) com interface de uso mais facilitado. O painel de instrumentos, obviamente, é 100% digital e personalizável.

Por fora >> O aspecto externo do novo Golf 2024 teve os faróis, lanternas e para-choques atualizados. Os grupos são totalmente compostos por LEDs e há a possibilidade de exibir três tipos de composição de iluminação nas lanternas traseiras com ajustes feitos no sistema de infotainment.

Golf GTE: versão híbrida oferece até 100 km de autonomia no modo puramente elétrico

Logo iluminado >> Opcionalmente, ele pode vir com os faróis LED Matrix IQ.LIGHT (muito mais eficazes) e, nesse caso, o pacote traz o logo ´VW´ iluminado na grade frontal. Para a festa de 50 anos a VW passa a ofertar cinco tipos de rodas de liga leve com aros de 16, 17, 18 ou até 19 polegadas, assim como também ampliou a paleta de cores com as inéditas opções Preto Grenadilla, Azul Crystal Ice, Azul Anemone e Prata Oyster (ambas metálicas).

Golf GTi: configuração mais esportiva com 265 cv é a mais desejada entre os fãs do modelo

Medidas >> As mudanças de conteúdo do novo Golf foram realizadas a partir de um melhoramento e, portanto, evolução da sua plataforma modular MQB Evo. O modelo tem 4,28 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,49 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 380 litros.

Equação de sucesso >> No geral, o Golf continua ofertando o melhor de ´vários mundos´: mantém um design irrepreensível, pacote completíssimo de itens de série, esportividade mesmo nas versões mais baratas da linha e uma confiabilidade de tanque de guerra, sem contar com a ótima aceitação de mercado quando na condição de veículo usado.

Golf Variant: com mais espaço para bagagens, esse tipo é muito procurado na Europa pelo público que viaja em família

Conteúdo futurista >> A geração do Golf que simbolizará os 50 anos desse adorado veterano da Volkswagen traz ChatGPT manipulado com interação de voz, possibilidade de ´Head Up Display´ com informações exibidas no para-brisa, sistema ´AreaView´ (visão panorâmica de 360°) e também o ´Park Assist Pro´, sistema que estaciona o carro sozinho, inclusive remotamente via celular. Em suas configurações mais aguerridas, o lendário Golf oferece motor com 300 cv e até tração 4X4. Um belíssimo automóvel em todos os sentidos. (Fotos: divulgação Volkswagen / Instagram: @acelerandoporai.com.br)