Marca muito bem aceita no mercado mais exigente do mundo (o norte-americano), a japonesa Mazda apresentou o CX-5 já na configuração ano/modelo 2017. Lançado em 2012, o CX-5 foi o primeiro carro desse fabricante a apresentar o design ´Kodo Soul Motion´ (a Alma em Movimento) e o exagerado e muito eficaz pacote ´Skyactiv Technology´, com um gigantesco cabedal de tecnologia e segurança que fizeram desse SUV o maior sucesso da empresa.
Desde o seu lançamento o CX-5 já teve mais de 1,5 milhão de unidades comercializadas e é atualmente o responsável por 25% das vendas anuais da Mazda.
Design externo >> O novo Mazda CX-5 apresenta a evolução do design Kodo Soul Motion. Mais sofisticado, ele teve a grade redesenhada e os faróis dianteiros seguem uma nova tendência global e estão bem mais finos. Outro detalhe importante foi a mudança na confecção da pintura, que ganhou mais transparência e profundidade, com uma quantidade maior de minúsculos flocos de alumínio.
Por dentro >> A nova máquina nipônica teve os assentos redesenhados a fim de permitir mais conforto no dia a dia e menos fadiga em longos deslocamentos. O volante foi refeito e ganhou sistema de aquecimento, assim como os limpadores de para-brisa e o próprio vidro frontal possuem sistema anticongelamento.
Há duas novidades: o CX-5 agora tem painel de instrumentos novo e que projeta as principais informações à frente do condutor no para-brisa; além disso, a tampa do porta-malas pode ser acionada eletricamente. As opções de acabamento dos bancos são em tecido ou couro preto ou couro branco. A nova tela central do sistema de entretenimento e informações tem 7 polegadas e o projeto de áudio é da famosa marca Bose.
Motores >> A Mazda oferece duas unidades para equipar o novo CX-5 2017. Os engenheiros optaram em nadar contra a corrente da moda atual, que é o ´Downsizing´ (motores pequenos e sobrealimentados com turbocompressor).
Escolheram, portanto, um propulsor aspirado 2.2 de 4 cilindros com taxa de compressão de 14:1 (165 hp e torque de 21,5 kgf.m) e um 2.2 turbodiesel com 175 hp e 43 kgf.m de torque máximo. Ambos podem vir com transmissão manual ou automática de 7 marchas e, na versão mais completa, há a opção de tração 4X4. O excepcional conjunto japonês merece aplausos. (Fotos: divulgação)