A elegante nomenclatura “SL” da família Mercedes-Benz ´R 107´, fez a sua estreia em 1971, começando com o belo conversível 350 SL. Com ele surgiu (no histórico desse catálogo) o uso de um motor de oito cilindros. Esse portfólio de modelos exalava elegância em todos os detalhes, além de uma solidez mecânica impressionante.
O desempenho em colisões deste conversível de dois lugares, por exemplo, era tecnologicamente muito avançado para a sua época. A deformação programada da carroceria foi um ponto cuidadosamente bem definido no projeto, assim como o interior foi meticulosamente feito com diversos critérios de segurança.
Em seu período de produção de 18 anos de muito sucesso, a série de modelos R 107 recebeu uma ampla gama de motores de seis e oito cilindros. Em julho de 1974, o 280 SL foi lançado. Isso significava que havia uma escolha de três motores para a linha. Hoje, essa quantidade de possibilidades não é rara, mas na época representou uma novidade na tradição dos carros Mercedes-Benz SL.
Até o final da produção em agosto de 1989, todas as variantes de motor foram revisadas com números de desempenho ligeiramente modificados a fim de cumprir mais de perto os limites de emissão que haviam sido tornados mais rigorosos na maioria dos países europeus.
A longa série de modelos R 107 estabeleceu um recorde interno da marca que dificilmente será superado: além dos SUVs da Classe G, nenhuma série de automóveis de passageiros em toda a história da Mercedes-Benz foi produzida sobre um período tão longo de tempo. Um total de 237.287 conversíveis foram construídos em Sindelfingen (Alemanha) durante quase duas décadas.
Junto com os SL´s de teto aberto, os correspondentes cupês de luxo ´SLC´/C 107 foram produzidos de 1971 a 1981 num total de 62.888 unidades. (Fotos: divulgação Mercedes-Benz / Instagram: @acelerandoporai.com.br)