Quem realmente é fã da marca alemã Mercedes-Benz, sabe que o Classe E sempre foi o modelo de maior prestígio dentro dessa empresa. Não somente pela antiga tradição de charme e robustez desse carro, mas pelo fato dele sempre antecipar tecnologias que, após algum tempo, são disponibilizadas em outros modelos desse fabricante germânico.
E foi assim novamente com o Classe E 2024 de sexta geração, que traz inéditos sistemas eletrônicos que incluem câmera de selfie que pode atuar em consonância com o TikTok. Pode parecer uma inutilidade, mas a MB justifica que ´em tempos de total integração digital entre as pessoas, uma câmera desse tipo associada a um bom sistema de internet, pode proporcionar ao usuário de um Classe E a possibilidade de participar de uma teleconferência ao vivo, por exemplo…´
O novo sedã ganhou desenho inédito no grupo óptico frontal e oferece duas possibilidades de grades: uma mais conservadora (com três longas barras horizontais, cortada por uma barra vertical e decorada com a clássica estrela de três pontas no capô) e outra mais esportiva, totalmente ´perfurada´ e com uma enorme estrela central. Em relação ao design externo, as mudanças foram sutis, mas com evidências notáveis de inspiração na linha de carros elétricos da Mercedes-Benz.
Algumas dimensões foram alteradas: o Classe E está dois centímetros mais curto, mas está mais largo, com distância entre-eixos maior (em 2,2 cm) e com mais espaço na altura do teto para os ocupantes dos assentos traseiros. Dependendo da versão, as maçanetas podem ser retráteis, assim como, opcionalmente ele pode vir com suspensão a ar ´Airmatic´ (com amortecedores eletrônicos) e eixo traseiro direcional.
Fora isso, de série, o Classe E 2024 oferece pacote completíssimo de assistência à condução com piloto automático adaptativo, alerta de mudança e manutenção de faixa, vigilância do sono do motorista com alerta e frenagem autônoma, alerta de tráfego cruzado, dentre outros.
Por dentro, o gigantesco sistema multimídia ´MBUX Superscreen´ (de terceira geração) oferece painel de instrumentos digital com enorme tela integrada que ocupa todo o ´tabelieur´ frontal. Opcionalmente, o passageiro da frente pode ter uma tela exclusiva para se divertir como quiser.
Ao todo, o Classe E disponibiliza cinco câmeras que cuidam do monitoramento da estrada e do motorista e também auxiliam no sistema de infoentretenimento que inclui comandos por voz ou gestos. Dependendo da versão, o sedã pode ser comandado com uma chave digital via celular Apple ou relógio ´Apple Watch´; e o proprietário pode disponibilizar até 16 chaves digitais diferentes, caso queira compartilhar o seu veículo com outras pessoas.
O novo Classe E mantém a tradição de motores a combustão (gasolina e diesel), mas já evolui para sistemas híbridos também. Serão essas as possibilidades dos motores: 2.0 turbo com 4 cilindros (+ sistema híbrido-leve de 48V) com 204 ou 255 cv; 3.0 com 6 cilindros e 375 cv de força; 2.0/4 cilindros (204 ou 252 cv) híbridos plug-in, além do propulsor a óleo diesel. Para as versões híbridas, a autonomia declarada (em modo 100% elétrico) com bateria de 25,4 kWh, é de pouco mais de 100 km.
Os preços do novo Mercedes-Benz Classe E (ano/modelo 2024) somente serão divulgados na ocasião do seu lançamento, com data ainda não marcada. No Brasil, o modelo somente estará disponível no ano que vem. (Fotos: divulgação Mercedes-Benz / Instagram: @acelerandoporai.com.br).