A Mercedes-Benz volta a dar espaço para que as mulheres que vivem o dia a dia das estradas e do transporte de cargas, como as motoristas e ´cristais´ (esposas dos caminhoneiros), possam se manifestar quanto às condições que encontram a cada parada. Agora, por meio do Movimento ´A Voz Delas´, a marca quer ampliar ainda mais o alcance e a força dos testemunhais dessas mulheres batalhadoras e determinadas. Nesse sentido, já está nas redes sociais da marca a campanha “O Grito Delas”. O principal objetivo dessa campanha é mostrar as dificuldades que as mulheres enfrentam cotidianamente por esse imenso país. Por meio de seus relatos, “O Grito Delas” procura sensibilizar e mobilizar pessoas e empresas a juntar forças para criar condições dignas para que elas executem suas atividades e possam sustentar suas famílias.
Opinião >> “Mais do que uma voz, a campanha é um grito de apoio a essas profissionais e a todas as mulheres que desejam se tornar caminhoneiras”, diz Ebru Semizer, gerente sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “É também uma iniciativa que deseja motivar mulheres de outras profissões que enfrentam dificuldades semelhantes e que exigem e merecem mais respeito por seu trabalho”.
O Movimento ´A Voz Delas´ nasceu justamente com o propósito de ouvir as histórias de mulheres que trabalham nas estradas, visando encontrar maneiras de transformar suas realidades. “Afinal, quem faz o transporte de cargas acontecer, merece receber atenção e encontrar mais segurança, respeito, dignidade e melhores condições no seu percurso”, ressalta Ebru Semizer. “E para que esse grito seja cada vez mais alto, precisamos que mais pessoas e mais parceiros juntem-se a nós”.
De acordo com a executiva, infelizmente a infraestrutura das estradas brasileiras e também o preconceito são obstáculos que as caminhoneiras ainda enfrentam, o que se repete em outras profissões. “Mas quando atuamos juntas e por uma causa que traz mudanças positivas, os resultados podem até demorar, mas vão aparecer e mostrar a importância de acreditar na força feminina no mercado de trabalho”.
O Movimento A Voz Delas foi criado pela Mercedes-Benz para conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero. Essa iniciativa está refletida em todas as suas áreas de atuação, seja com clientes, motoristas, transportadores, colaboradores, parceiros de negócios e a sociedade como um todo, reforçando o empoderamento das mulheres em todas as áreas em que atuam. (Fotos: divulgação Mercedes-Benz / Texto: Comunicação Corporativa Daimler Truck)