A Mercedes-Benz do Brasil lançou a sua linha de produtos 2023 na Lat.Bus Transpúblico 2022 (Feira Latino-americana do Transporte) que aconteceu entre 9 e 11 de agosto em São Paulo. A nova linha de ônibus traz uma grande novidade para o mercado, que são os motores a diesel com a exclusiva tecnologia BlueTec 6 da marca alemã. A solução já atende à legislação de emissões Proconve P8, equivalente à norma Euro 6, que entrará em vigor no Brasil em janeiro de 2023 para veículos comerciais pesados. Seis modelos do novo portfólio com motores Euro 6 foram lançados: o chassi de micro-ônibus LO 916, os modelos OF 1721 e OF 1726 L e os novos O 500 M 1928, O 500 UA 2938 (articulado) e O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias.
Para chegar à solução tecnológica BlueTec 6, foram 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes no Campo de Provas e nas ruas, além de 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores. O objetivo é assegurar a melhor solução para os clientes do Brasil e de diversos mercados de exportação.
A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (Redução Catalítica Seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.
Para o gerenciamento térmico dos gases do motor, a tecnologia BlueTec 6 inclui a Válvula EGF com borboleta no tubo de escape. Com isso, a borboleta da válvula do freio-motor pneumático tradicional, usado para frenagem do veículo, foi substituída por um atuador remoto inteligente que controla eletronicamente a posição. Sua função é aumentar a temperatura dos gases do motor para o sistema de pós-tratamento para início de operação. (Fotos: divulgação Mercedes-Benz Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)