A Porsche está completando 75 anos de atividade. Para celebrar a emblemática data, a famosa fabricante alemã revelou o superesportivo elétrico Mission X, um belo carro-conceito que ainda não tem data definida de produção, mas que, sim, deverá ser exposto à venda num futuro bem próximo.
O objetivo maior da marca é fazer do Mission X o Porsche elétrico mais poderoso feito até agora. A marca germânica espera que a sua altíssima performance (que deverá ter relação peso-potência de 1:1 ou seja, 1 hp para cada kg) o eleve ao patamar de “veículo elétrico homologado para as ruas, que consiga fazer a volta mais rápida dentro do lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha”.
Com estilo até bem sóbrio para as suas pretensões hiperesportivas, o novo Porsche Mission X foi desenhado com inspiração em três modelos icônicos da marca teutônica: o 959 (carro que bateu o recorde mundial de velocidade máxima em 1985), o Carrera GT (bólido de 2003 que saiu com motor V10 de 605 cv) e o 918 Spyder (um híbrido fortíssimo de 2013).
Tecnicamente, ele será um esportivo compacto, já que mede (aproximadamente) 4,5 metros de comprimento, 2 m de largura e tem distância entre-eixos de 2,7 m, que são praticamente as mesmas dimensões do Carrera GT e do 918 Spyder.
Elegante por dentro, o Mission X que foi inicialmente revelado, tem o interior na cor marrom, com destaque em branco para o assento do condutor. As portas (tipo ´asas de gaivota´) que se abrem para frente e pra cima, remetem a outro esportivo da Porsche, o ´917´, monstruoso bólido que fez história em muitas corridas.
Repleto de inovações, o elétrico Mission X terá muitas partes em fibra de carbono e outras de ´CFRP´ (plástico reforçado com fibra de carbono). Os dois ocupantes do carro ficarão protegidos por uma cúpula de vidro leve + um exoesqueleto de CFRP.
No mais… muita tecnologia, alta potência e luxo reunidos num só lugar! A máquina vai oferecer sistema completo de câmeras, pacote de gravação de dados de performance, logotipo/brasão Porsche modernizado, cintos de segurança de seis pontos, painel com cronômetro, dentre outros mimos.
A Porsche ainda não divulgou os dados técnicos oficiais do modelo, mas estima-se uma massa de 1.500 kg e potência máxima de 1.500 hp, culminando na desejada relação peso/potência de 1:1. A marca já divulgou que a arquitetura eletrônica ligada ao recarregamento do pacote de baterias, terá sistema de 900 volts com capacidade de carga quase duas vezes mais rápida do que a do Porsche Taycan Turbo S, por exemplo. (Imagens: divulgação Porsche / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Porsche e do seu time de comunicação. / Instagram: @acelerandoporai.com.br)