buru-rodas

Mitsubishi New Outlander 2016 agora tem nova versão a diesel

mitNewOutlander

Após pouco mais de dois anos no mercado brasileiro, a MMCB (Mitsubishi Motors Corporation Brasil) realizou mudanças no Outlander. Rebatizado de “New Outlander” ele vem do Japão, segundo a montadora, com mais de 100 modificações para compor a nova linha 2016. A Mitsubishi o qualifica como um crossover esportivo, ou seja, carro de uso misto e não como um SUV (utilitário esportivo). A grande novidade da família é que, a partir de agora, além das opções de motorização 2.0 (4 cilindros) e 3.0 V6, ambas a gasolina, o modelo também passa a ser ofertado com propulsor de 2.200 cm³, 4 cilindros turbodiesel, reivindicação antiga de vários clientes.

Mudanças externas >> O New Outlander ganhou ligeiras alterações no capô, parachoques, grade e detalhes dos faróis. Agora há opção do grupo óptico com LEDs, inclusive com oferta de luz diurna sempre em operação para ampliar a segurança. O crossover continua requintado e com acabamento honesto.

Todas as versões já vêm com teto solar, rodas de liga leve com aro 18 polegadas, full airbags e freios ABS com auxiliares EBD e BAS. Segundo a Mitsubishi, cerca de 90 itens internos foram mudados ou recalibrados. Um dos aspectos ressaltados pela montadora foi o melhoramento do isolamento acústico, portanto, ele está mais silencioso.

Opções >> Existem três versões que são disponibilizadas em quatro tipos de configurações possíveis. New Outlander 2.0 (4 cilindros, 160 cv a gasolina) com preço sugerido (base SP) de R$ 114.990; New Outlander GT (V6 a gasolina, 240 cv) por R$ 141.990; New Outlander GT (com Full Technology Pack) R$ 151.990 e New Outlander diesel por R$ 173.990. Na versão 2.0 ele vem equipado com câmbio automático CVT continuamente variável, mas que simula a mudança de 8 marchas; e nas versões GT e diesel a caixa de transmissão automática é de 6 velocidades. Nas opções V6 e diesel, que são as mais luxuosas, há o opcional de 7 lugares.

Mais detalhes >> Por dentro o New Outlander 2016, como já dito, é bem acabado e mantém o mesmo (bom) padrão da versão 2015. Com uma variada paleta de cores externas da carroceria (prata, branco, cinza, preto, azul, vermelho e marrom), ele oferece couro preto ou bege nos bancos.

27_mno  (6)

Há comodidades interessantes como a chave ´presencial´ (que não precisa ser introduzida na ignição), sensores de estacionamento, ar-condicionado de duas zonas, computador de bordo com 13 funções, piloto automático adaptativo (apenas nas versões V6 e diesel) e 25 porta-objetos.

Enfim… >> Esse crossover esportivo médio concorre indiretamente aqui no Brasil com o Toyota RAV4, Kia Sorento e Hyundai Santa Fé. Frontalmente (na opinião do fabricante) ele incomoda o Kia Sorento a diesel e os Land Rovers Freelander e Evoque. No dia do test-drive para os jornalistas, a Mitsubishi disponibilizou apenas a versão top a diesel, evidentemente, para enfatizar a novidade da linha.

O New Outlander é silencioso e cômodo de se guiar. Ergonomicamente não é um primor como a maioria dos projetos italianos, mas é bem acertado, tem comandos de fácil acesso e não exige muito esforço no embarcar e desembarcar. A alavanca de câmbio é muito pequena e se distancia um pouco da mão direita, incomodando o manuseio. Apesar de ser um elemento pouco usado em carros automáticos, poderia ter sido mais bem projetada.

27_mno  (9)

Para quem quer um carro de suspensão elevada, opção de tração 4X4 e nível de segurança 5 estrelas no EuroNcap, é uma escolha a se considerar. A marca oferece garantia de 3 anos sem limite de quilometragem e o carro será disponibilizado em 163 concessionários e mais 27 pontos de venda no território nacional. (Fotos: Murillo Matos/Divulgação Mitsubishi)