Na prévia das ´24 horas de Nürburgring´, VW revela o Golf GTI Clubsport com 300 hp

O lendário Golf – carro mais bem sucedido da Volkswagen até hoje – completou 50 anos agora em março de 2024. Logicamente, a marca alemã fará este ano todas as promoções de marketing possíveis para evidenciar o legado desse hatch esportivo que até hoje é um dos veículos mais vendidos do mundo.

Agora, durante as festividades da corrida ´24 horas de Nürburgring´, a VW exibiu o Golf na versão ´GTI Clubsport´. O esportivo já tem a frente totalmente nova, que representa a reestilização de meio ciclo da 8ª geração desse hatchback. Desse jeito, o Golf assume o estilo de design frontal já adotado nos outros modelos desse fabricante.

A dianteira completamente redesenhada deixou o hatch com um aspecto ainda mais esportivo. Os faróis do tipo ´LED Plus´ foram renovados e, pela primeira vez, o modelo apresenta o logo ´VW´ iluminado na grade frontal. Os conjuntos de luzes traseiras em LED também foram refeitos e um pequeno aerofólio traseiro também aparece como novidade, colaborando na sua eficácia aerodinâmica.

Um dos detalhes mais marcantes do novo Golf GTI Clubsport são as rodas de liga leve ´Queenstown´ de 19 polegadas. Com desenho muito bonito com cinco semicírculos ovais, elas relembram a clássica roda ´Detroit´ que surgiu na 5ª geração do Golf GTI. Opcionalmente, o carro pode vir com rodas forjadas Warmenau (também de 19”), que pesam apenas 8 kg cada. Por dentro, o Golf GTI Clubsport ganhou novo volante esportivo multifuncional em couro, acompanhado de um sistema de infoentretenimento atualizado, com assistente de voz IDA com integração ChatGPT.

A configuração oferece forma e conteúdo trabalhando em perfeita sintonia, já que ele vem equipado com um motor turbo (EA888 LK3 evo4) de 300 cv de força máxima e torque de 40,7 kgf.m. A potência é administrada por um diferencial dianteiro controlado eletronicamente e o ´controle de chassi adaptativo DCC´ está disponível como opcional.

O hatch vai além em termos de comportamento dinâmico, já que traz o modo de condução ´Special´, que combina sistemas relevantes para a dinâmica de condução com as características especiais da pista de Nürburgring ou seja, eletronicamente, segundo as informações técnicas fornecidas, a suspensão consegue compensar as ondulações típicas daquela pista.

O Volkswagen Golf GTI Clubsport acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Com o pacote ´Race´, essa velocidade sobe para 267 km/h. Esse é o Golf mais veloz produzido até hoje. (Fotos: divulgação Volkswagen / Instagram: @acelerandoporai.com.br)