No finalzinho dos anos ´1960, a Nissan começou a produzir o modelo Skyline, carro tão bem aceito no mercado que tornou-se uma verdadeira lenda dentro do segmento de veículos esportivos japoneses, além de adorado em outros lugares, principalmente, nos Estados Unidos.
Sem dúvida, o Skyline foi o predecessor que forneceu toda a base de filosofia construtiva de outra máquina sensacional, o cupê esportivo GT-R, bólido que, a meu ver, representa a síntese dos valores da Nissan. O GT-R nasceu em 2007, parou de ser fabricado em 2021 e depois voltou por aclamação dos fãs.
Em sua versão ano/modelo 2024, recebeu algumas reformulações estéticas, melhoramentos aerodinâmicos, um pouquinho mais de fôlego na motorização e versões especiais. O catálogo desse ótimo esportivo nipônico é ofertado nas configurações Premium, T-spec (essas duas com 565 hp de potência) e a Nismo (mais apimentada, com 600 hp).
Antes da chegada da nova geração, o GT-R ganhou mudanças frontais e traseiras, nova grade, para-choques com laterais refeitas, grupo óptico auxiliar também em LED, rodas redesenhadas, além de possibilidades inéditas de acabamento interno e novas cores para a carroceria.
No caso da versão Nismo, o novo design da asa traseira chama a atenção, pois recebeu novos suportes em estilo ´pescoço de cisne´ e tem uma área quase 10% maior. Com isso, a força descendente do carro foi otimizada, melhorando a estabilidade.
O Nissan GT-R oferece uma ´salada´ de bons temperos, como por exemplo, bancos da marca Recaro e freios da italiana Brembo. Duas novas cores estarão disponíveis na paleta do GT-R: a Millennium Jade (que homenageia o modelo R34 GT-R V-Spec II Nür) e a Midnight Purple.
O bólido oferece, ainda, rodas forjadas de 20 polegadas, partes em fibra de carbono, amortecedores eletrônicos fornecidos pela alemã Bilstein, e acabamento interno em camurça sintética e tecido italiano Alcântara.
No mais… a grande atração do Nissan GT-R continua sendo o seu motor V6/3.8 biturbo que, como dito, oferece versões de 565 ou 600 hp com torque respeitável de 64,5 kgf.m! Os motores da linha GT-R são montados à mão por mestres artesãos da Takumi. São apenas 4 profissionais que fazem o minucioso trabalho de construção de uma unidade clássica alimentada puramente a gasolina e totalmente equilibrada. E o ronco da máquina é liberado por um resistente sistema de escapamento todo confeccionado em titânio.
O GT-R custa menos que um Porsche 911 e sempre foi, a meu ver – pelo porte da carroceria, diversão ao volante e performance irrepreensível – o oponente mais aguerrido do clássico esportivo alemão. (Imagens: divulgação Nissan / Os direitos autorais de divulgação da imagem dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Nissan e seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)