Novo Citroën C3: várias surpresas positivas e alguns detalhes imperdoáveis…

Terceira geração do compacto de origem francesa impressiona pela maciez ao rodar, mas peca em detalhes internos com excesso de acabamento em plástico

Existem alguns pontos que julgo fundamentais num projeto automotivo: conforto de suspensão, silêncio na cabine e posição de dirigir. São exatamente esses os maiores trunfos do novo Citroën C3, carro recentemente lançado no mercado nacional para concorrer no segmento de hatches compactos. O modelo – fabricado no Brasil – tem quatro oponentes muito bem posicionados: Fiat Argo, Hyundai HB20, Chevrolet Onix e também o veterano Renault Sandero.

Que projeto é esse? >> Como você já sabe, a Citroën hoje é uma das empresas integrantes do conglomerado ´Stellantis´ e a terceira geração do C3 foi preparada tanto para manter o sucesso das duas anteriores, quanto para reaquecer, especialmente no Brasil, o posicionamento da famosa marca Citroën.

Fiat e Peugeot também estão debaixo desse mesmo poderoso guarda-chuvas. A plataforma ´CMP´ do C3 é praticamente a mesma do Peugeot 208, assim como as quatro primeiras versões do catálogo trazem motorização 1.0 de 3 cilindros (família Firefly) da Fiat.

Gêmeos não idênticos… >> Em comparação ao C3 fabricado e vendido na Europa, o daqui e também o do mercado indiano são nitidamente mais simplórios em termos de acabamento. A começar pela chave comum de ignição (que traz apenas as funções de destravar e travar o veículo), o hatch de origem francesa, apesar dos bons encaixes e da qualidade dos materiais, tem muito plástico no acabamento interno e outros detalhes espartanos saltam aos olhos nesse aspecto: o ´sopro´ do ar-condicionado é barulhento mesmo na posição 1 dentre 4 graduações de velocidade da ventilação. O tecido dos assentos merecia uma cobertura mais elegante e o painel de instrumentos é minúsculo, totalmente digital e com pouquíssimas funções.

Além disso, nem a versão de topo oferece chave ´canivete´ e um simples ´piloto automático´ para ajudar em períodos longos na estrada. Outro ponto realmente estranho é a vareta de medição do óleo do motor, que mais se parece com um frágil cabo de aço fininho. Um VW Fusca dos anos ´1940 tem uma vareta mais digna do que a do C3. Esses detalhes são frustrantes, mas há outros que fazem o contrapeso nessa balança.

O que me agradou no Citroën C3? >> Esse hatch compacto resgatou a essência mais pura da marca Citroën: a maciez ao rodar. As suspensões são extremamente aveludadas e isso faz uma diferença enorme tanto em percursos urbanos quanto em viagens. Além de muito confortável para o seu padrão de preço e tipo de segmento, o C3 tem um isolamento acústico bem acima da média: não entra ar pelas vedações das portas dianteiras e esse detalhe minimiza o stress do caos urbano.

A direção elétrica é levíssima em manobras de baixa velocidade e firme nas altas rotações. Complementando o pacote de vantagens, a posição de dirigir elevada favorece demais a segurança nos longos percursos e nas ultrapassagens.

Motorização >> O novo Citroën C3 pode vir com dois tipos de motores aspirados e duas opções de câmbio. A unidade (Fiat) 1.0 Firefly/flex de 3 cilindros entrega 75 cv de força. Já o propulsor flex 1.6 de 4 cilindros em linha, doa 120 cv de força máxima e 15,7 kgf.m de torque. O câmbio manual é de 5 marchas e o automático oferece seis velocidades.

O que ele mereceria? >> Avaliei a versão de topo ´Feel Pack 1.6´ automática. Seguramente, mais 30 cv nesse motor elevaria a moral da tropa de um jeito sensacional! Como uso um carro turbo no meu dia a dia, senti falta daquela reserva de potência, daquela sobra de força que traz tranquilidade em subidas e ultrapassagens. Um sistema de ar-condicionado digital e um melhor conjunto de som também seriam bem-vindos.

Também acho que as abas laterais dos assentos dianteiros deveriam ser mais proeminentes para segurar melhor o corpo nas curvas. No geral, me surpreendi demais com o silêncio ao rodar e o conforto a bordo. O trabalho aerodinâmico desse carro compacto é fabuloso e merecedor de elogios. No mais… estilo frontal impactante e posição de dirigir que não cansa. Poucas vezes – entre centenas de carros testados – vi um hatch compacto tão equilibrado.

Quanto custa? >> Com 3,98 m de comprimento, 2,54 m de distância entre-eixos, 1,60 m de altura, 1,73 de largura, porta-malas com 315 litros de capacidade, 18 cm de altura mínima livre do solo, o novo Citroën C3 é oferecido nas seguintes versões e preços: C3 Live 1.0 MT (R$ 68.990); C3 Live Pack 1.0 MT (R$ 74.990), C3 Feel 1.0 MT (R$ 78.990); C3 1.0 First Edition (R$ 83.990); C3 Feel 1.6 MT (R$ 86.990); C3 Feel Pack 1.6 AT (R$ 93.990) e C3 First Edition AT por R$ 97.990. (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)