Desde 2010

buru-rodas

Os desafios da mulher no mercado automotivo

O universo dos automóveis, tradicionalmente, foi desenvolvido e dominado por homens ao longo dos anos: Henry Ford, Enzo Ferrari, Ferruccio Lamborghini e Carroll Shelby são algumas das personalidades masculinas que moldaram o setor da forma que o conhecemos hoje, no entanto, alguns nomes femininos também foram valiosos para a história automobilística, como Laura Dominica Garello, que teve papel fundamental na criação do império da Ferrari; e claro que não poderíamos deixar de citar Bertha Benz, a primeira pessoa a realizar uma viagem a bordo de um automóvel. Com o passar do tempo, a inserção feminina no mundo dos motores foi acontecendo, mas ainda é um cenário adverso. Segundo uma pesquisa realizada pela Data OLX Autos, reunindo informações da plataforma e de dados recentes do mercado de trabalho formal (RAIS – Relação Anual de Informações Sociais), no intervalo de 2011 para 2021, o número de mulheres trabalhando em montadoras cresceu quase três pontos percentuais.

O número ainda é pequeno em comparação com a inserção masculina e muitos são os desafios das mulheres ao trabalhar neste mercado. Nesse sentido, a YPF Brasil, que dá força ao potencial feminino, reuniu algumas de suas colaboradoras, desde o alto escalão da empresa, até o time de produção, para contar o cotidiano das mulheres numa empresa automobilística.

Aline Lipske – Operadora de Produção >> “É gratificante ser mulher e executar as mesmas funções que os operadores homens. Mesmo sendo mulher, sinto-me um exemplo de que o gênero não determina a capacidade da pessoa, mas sim, a aptidão e força de vontade. O maior desafio é o preconceito. Apesar de ter sido bem aceita pela YPF Brasil, tenho ciência que no mercado não é bem assim. A mulher sempre será julgada pelo porte físico quando se trata de trabalho pesado”, comenta.

Silmara Grandberg, Gerente de Suprimentos >> “Ser mulher é um presente, é uma oportunidade de exercitar as várias facetas da vida com excelência e conquistar grandes alegrias. Nem sempre é fácil, são muitos os obstáculos visíveis e invisíveis. A liberdade e o direito de trabalhar em condições iguais e em dignidade, segurança, remuneração e justiça. Tudo isso são fatores fundamentais para o bem-estar de qualquer indivíduo na sociedade. A conquista do espaço feminino é uma jornada em desenvolvimento, e requer de cada uma, a clareza diária de poder realizar qualquer meta que propuserem. Em uma indústria dominada historicamente pelos homens, poderão haver momentos de impotência, mas é importante manter o foco nos objetivos e seguir em frente, não ter medo de falar e fazer sua voz ser ouvida, não parar de se aperfeiçoar, e estar aberta a aprender sendo flexível às mudanças, e claro, não desistir dos desafios!”, afirma.

Elaine Quirino – Diretora Lubrificantes >> “O papel da mulher no mercado de trabalho, seja qual for o segmento, é desafiador! Claro que existem segmentos e empresas que são ainda mais difíceis, como é o caso das Petroleiras, predominantemente preenchidas por homens. Para mim, ter conquistado a posição de diretora de lubrificantes dentro de uma empresa petroleira é uma grande vitória, mas é um constante desafio, pois existem muitas situações onde eu preciso estar me autoafirmando, comprovando a capacidade e habilidades que tenho, pelo simples fato de ser mulher. Confesso que é um mercado com muito preconceito e que vem, lentamente, evoluindo”, conclui, Elaine Quirino. (Imagem: divulgação YPF / Os direitos autorais de divulgação da imagem e conteúdo de texto dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de YPF, Agência Contatto e do seu time de comunicação com Matheus Correa)