Fundada em 1992 pelo argentino Horacio Pagani, a fabricante artesanal italiana de veículos esportivos – Pagani Automobili – apresentou esta semana o espetacular Huayra Codalunga. Como o nome já diz, ´Codalunga´ (cauda longa em italiano) refere-se ao aspecto alongado da parte traseira da carroceria.
O modelo – que somente terá cinco unidades fabricadas – começou a ser desenvolvido em 2018 a partir do desejo de dois colecionadores aficionados por essa marca. A nova versão preserva praticamente toda a estrutura do Pagani Huayra Cupê, mudando, como dito, a seção traseira (mais longa) e o design externo com linhas mais limpas.
Homologado para uso rodoviário em estradas comuns, cada um dos cinco exemplares construídos custará a considerável fortuna de € 7 milhões, cerca de R$ 38 milhões!
Com sugestões dos clientes a divisão de projetos especiais da marca, que tem o curioso nome de ´Pagani Grandi Complicazioni´, concentrou-se em criar uma versão, de fato, ainda mais exuberante que o cupê.
Inspirado na pujante obra do gigante Leonardo da Vinci, que misturava ciência e arte em suas criações, o Pagani Huayra Codalunga foi tomando corpo, inclusive ganhando duas maquetes: uma em escala 1:4 e outra em tamanho real.
Como se tivesse sido acariciado e moldado pelo vento, as linhas do cupê foram além, como nas famosas caudas de carros de corrida que brilharam em Le Mans nos anos ´1960. A filosofia construtiva que prevaleceu foi a de que ´menos é mais´.
O resultado final apresentou uma tampa traseira do motor com mais de 3,7 m² e 36 cm mais longa que a do cupê. Para dar vida ao corpo totalmente moldado em fibra de carbono e titânio, a Pagani manteve o mesmo motor Mercedes-Benz V12/5.9 biturbo.
Alimentado somente por gasolina, o propulsor entrega 840 cv de força máxima e torque de 112,1 kgf.m! Sem grade na traseira, o visual é complementado pela saída quádrupla dos escapamentos e mais seis lanternas de LED.
Projeto audacioso, mantém a excentricidade estética na parte interna, sempre inspirada em aviões dos anos ´1960. Há muitos componentes em alumínio polido à mão e couro de altíssima qualidade.
A alavanca do câmbio Xtrac (sequencial de 7 velocidades) é totalmente exposta e o sistema de freios carbono-cerâmica foi desenvolvido pela (também italiana) Brembo. Um sonho para pouquíssimos… (Fotos: divulgação Pagani / Instagram: @acelerandoporai.com.br)