Desde 2010

buru-rodas

Para celebrar os 75 anos da Abarth, Fiat apresenta edição limitada do arisco ´695 75º Anniversario´

Nascido em Viena (Áustria) em 1908, Carlo Abarth (que também tornou-se cidadão italiano) fundou em 31 de março de 1949 a empresa de customização automotiva ´Abarth & C.´ O foco do empreendimento era transformar carros comuns em bólidos de corrida, empreitada que ele conseguiu implementar com o máximo de sucesso com mais de 10 mil vitórias nas pistas (entre circuitos fechados e ralis) e inúmeros prêmios internacionais. O primeiro Abarth foi o “204 A”, um modelo derivado do Fiat 1100 e que permitiu ao lendário piloto Tazio Nuvolari vencer a sua última corrida em 1950.

A história da Abarth tem sido repleta de recordes, já que essa marca sempre combinou desempenho extremo com um incrível refinamento técnico artesanal. Em 1963 surgiu o Fiat-Abarth 595, o primeiro Abarth baseado no novo Fiat 500, transformando completamente o pequeno veículo, levando-o ao seu potencial dinâmico máximo.

O sucesso foi tão intenso que, em 1971 a Abarth foi adquirida pelo Grupo Fiat, que deu continuidade à esta ousada história com os modelos ´124´, ´131´ e ´Ritmo´ Abarth.

Nesse momento, para celebrar os 75 anos, a Fiat apresentou o ´Abarth 695 75º Anniversario´, que é mais uma edição especial desse carro também criado a partir do carismático Fiat 500, o Cinquecento. E a famosa ´marca do escorpião´ dessa vez errou a mão na decoração externa do esportivo, dado o exagero dos enormes adesivos laterais em dourado – que tomam toda a extensão das portas – e um escorpião gigante (também em dourado) que ocupa a área completa do teto.

Para completar, nas laterais traseiras há um logotipo simplório que cruza o desenho de duas bielas com ´cabeças´ de pistão com as inscrições ´75´ e ´Abarth´, culminando num logotipo unidimensional e sem graça. As rodas de 17 polegadas também têm desenho insosso e são pintadas em dourado… Um projeto tão interessante merecia mais atenção nos detalhes de acabamento externo.

O que salva o conjunto é justamente a ´alma´ da máquina. O Abarth 695 75º Anniversario vem equipado com o conhecido motor 1.4 T-Jet. Sobrealimentado com um turbocompressor Garrett GT 1446, o pequeno hatch entrega 180 cv de força e torque máximo de 25,49 kgf.m aos 3.000 rpm.

Segundo os dados fornecidos pelo fabricante, a velocidade máxima é de 225 km/h e aceleração de 0-100 km/h dá-se em apenas 6,7 segundos. A equação também oferece escapamento ´Record Monza´ com válvula ativa, amortecedores Koni FSD e freios da Brembo com discos ventilados e perfurados.

Para modernizar um pouco a estética do interior já bastante ´cansado´ do 695, o modelo traz bancos tipo concha da marca Sabelt, algumas inserções em tecido Alcântara (inclusive no painel de instrumentos), costuras dos bancos com linha amarela e logotipo “75º” nos encostos dos assentos. Uma pequena tela de 7 polegadas oferece sistema de navegação, áudio Beats e conectividade Carplay e Android Auto.

O modelo também vem com ar-condicionado digital. A edição especial terá exatamente 1.368 unidades numa alusão aos 1.368 cm³ de cilindrada do motor 1.4 T-Jet. (Fotos: divulgação Fiat & Abarth / Instagram: @acelerandoporai.com.br)