Apresentado no Salão de Frankfurt de 1963, o Porsche 911 tornou-se, ao longo desses 60 anos, seguramente o carro esportivo mais desejado de todos os tempos e assim permanece até hoje por causa do seu design inigualável e entrega de performance sempre emocionante.
Para celebrar o aniversário desse icônico modelo, a Porsche desenvolveu uma versão especialmente purista, logicamente, dedicada ao puro prazer de dirigir: o 911 S/T. Segundo o fabricante alemão, o modelo exclusivo une os pontos fortes do 911 GT3 e do 911 GT3 RS, oferecendo uma expressão única de agilidade e dinâmica de direção.
O modelo vem equipado com o motor boxer de 4,0 litros naturalmente aspirado (do 911 GT3 RS) com 525 cv de força e a administração dessa potência é feita por uma transmissão manual com relações bem curtas. Com uma massa de apenas 1.380 kg, esse é o exemplar mais leve da geração 992, entregando uma relação peso/potência de incríveis 2,6 kg/cv!
O 911 S/T teve redução na chamada ´massa rotativa´ tanto no motor, quanto nas rodas e freios, garantindo uma capacidade de resposta muito dinâmica e com absoluta precisão. Ao contrário do 911 GT3 RS, o foco do desenvolvimento dessa configuração não foi o uso em pista, mas sim para viagens em vias públicas.
A nomenclatura carimba esse Porsche 911 especial, como um descendente de uma versão focada no desempenho da 1ª geração do modelo. A partir de 1969, essa marca alemã passou a oferecer o 911 S, que era um carro diferenciado e bastante direcionado para corridas. Internamente, esses veículos foram chamados de ´911 ST´.
Mais leve do que todos os 911, o S/T vem com o capô dianteiro, teto, os para-lamas dianteiros e entradas de ar feitos de plástico leve reforçado com fibra de carbono, composto chamado de CFRP. Além disso, ele traz ´gaiola de proteção´ e barra estabilizadora do eixo traseiro em fibra de carbono. O conjunto completo foi aliviado com rodas de magnésio, vidros leves e até um isolamento acústico reduzido.
De acordo com os dados técnicos fornecidos pelo fabricante, o 911 S/T consegue acelerar de 0-100 km/h em apenas 3,7 segundos, atingindo velocidade máxima de 300 km/h. Os assentos completos também são feitos em CFRP e vêm como equipamento padrão. O painel de instrumentos (que inclui um clássico relógio) tem decoração tradicional na cor verde.
O cliente que desejar mais exclusividade, pode optar pelo opcional ´Pacote de Design Heritage´, que engloba a cor externa Shoreblue Metallic e jantes pintadas em ´Cerâmica´, assim como nas portas podem ser aplicados adesivos com números de 0 a 99.
Sem os opcionais, o valor do novo Porsche 911 S/T na Alemanha começa em 292.200 Euros, cerca de R$ 1,5 milhão. (Imagens: divulgação Porsche / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Porsche e do seu time de comunicação. / Instagram: @acelerandoporai.com.br)