Importado da França, o novo Peugeot 3008 (ano/modelo 2022) já estará à venda aqui no Brasil a partir da semana que vem. O modelo será comercializado em duas versões: Griffe (R$ 229.990) e GT Pack por R$ 249.990. Este último é mais completo e com apelo mais esportivo, com detalhes externos pintados em preto ao invés de cromados.
O 3008 enquadra-se como SUV de porte médio e deve concorrer diretamente com o Toyota Corolla Cross, Jeep Compass e VW Taos. Na parte externa, teve a grade, faróis dianteiros e lanternas traseiras modificadas; e no interior continua basicamente do mesmo jeito, no entanto, recebeu novo esquema de iluminação e teve a central multimídia ampliada.
Seu motor é uma unidade ´THP´ de 4 cilindros e 1.600 cm³ (1.6 litro). Desenvolvido pela BMW, esse propulsor entrega 165 hp de força total e torque de 24,5 kgf.m. Na Europa já existe uma configuração com 180 cv, outra com motor 1.2 (mais econômico), além de um 3008 híbrido.
Pontos fortes desse carro: bom pacote tecnológico (que inclui frenagem autônoma, Park Assit e piloto automático adaptativo) e maior porta-malas da categoria com 520 litros.
Pontos fracos: enorme desvalorização na condição de ´seminovo´ e alto preço quando zero km. Para se ter uma noção disso, ele chega a custar R$ 100 mil a mais que uma versão de entrada do Jeep Compass… (Divulgação: Peugeot / Instagram: @acelerandoporai.com.br)