Sucesso de vendas, a robusta e famosa picape Hilux acaba de completar 55 anos no mercado global. No Japão, em março de 1968, a Toyota começou oficialmente a sua comercialização. Inicialmente, a Hilux chegava ao mercado para suceder os modelos Stout e Briska.
A ´Hi-lux´, cujo nome tem origem na fusão das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo), havia sido concebida e desenhada para a Toyota para ser produzida pela ´Hino´, que hoje é a divisão da marca de caminhões e ônibus.
A primeira Hilux era equipada com um motor 1.5 com 4 cilindros em linha e 70 cv de força, o mesmo motor do caminhão leve Toyoace, cuja configuração era “cab-over”, com a cabine em cima do motor. A transmissão era manual de quatro marchas com câmbio ao lado do volante, o que possibilitou o espaço da cabine para três ocupantes. Pesava 1.040 kg e sua capacidade de carga era de uma tonelada.
Depois do Japão, a Hilux chegou aos mercados da Austrália e Arábia Saudita, logo em seguida desembarcou nos Estados Unidos, junto com os icônicos Corolla e Land Cruiser. A picape ainda contribuiu para consolidar a marca como uma das mais importantes do mercado norte-americano. Poucos anos depois, já estava sendo produzida na Tailândia e África do Sul, dois lugares fundamentais para a expansão para a Ásia, África e Europa.
A segunda geração da Hilux, lançada em 1972, acrescentou a versão ´Highway´, que incorporou pela primeira vez uma caixa de câmbio automática e dois bancos dianteiros, em vez de um inteiriço para três pessoas. O motor também era mais potente. Em 1978, apenas dez anos após seu lançamento, a Toyota já havia exportado mais de um milhão de unidades da Hilux.
A nova geração da Hilux foi apresentada em 1983. Nesta época, ela era a primeira picape da história a atingir uma produção anual de 4 milhões de unidades. Esse volume foi atingido porque a Toyota oferecia diversas opções aos clientes e por atender às necessidades específicas de cada mercado.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o desenvolvimento da 4Runner foi voltado para um público que cada vez mais utilizava picapes no dia a dia. Em 1988, a Hilux chegava à sua quinta geração. Nesta época, a Hilux já conquistava a reputação de um veículo resistente, robusto, confortável e com alto desempenho.
A sexta geração, por sua vez, apresentada em 1996, trazia a dirigibilidade aperfeiçoada, o que aumentava a sensação de conforto de um veículo de passeio, mas sem perder a robustez que um veículo fora de estrada precisa oferecer. Para a sétima geração da Hilux, apresentada em 2004, a Toyota havia criado uma via direta para ouvir a opinião do consumidor a fim de evoluir e aplicar as melhorias necessárias para atender as demandas dos mercados.
Herdando seu estilo robusto, esta geração oferecia aos clientes altos níveis de durabilidade e conforto que procuravam, com maior espaço interno, conforto de direção de um veículo de passeio quanto a conveniência de um SUV. Em sua sétima geração, a Hilux ganhou visual aprimorado e ainda mais itens de conforto e segurança
A oitava (e atual) geração da Hilux, apresentada em 2015, teve o seu desenvolvimento centrado na “redefinição da robustez”, com o objetivo de tornar a Hilux mais ´resistente´ com base numa interpretação muito mais ampla dessa palavra. Além das ideias convencionais de resistência, esta geração ostenta conforto a bordo, dirigibilidade e design, que mais uma vez, evoluíam tornando-a mais próxima de um carro de passeio, entretanto, sem deixar de lado os atributos que tornaram a Hilux um sucesso de vendas, como robustez e performance. Nesta geração, a suspensão foi aperfeiçoada e houve um aumento em 20% na rigidez estrutural.
Hoje a Hilux é líder de mercado em seu segmento em toda a América Latina. O modelo é produzido na fábrica da montadora em Zárate e exportado para 22 países, incluindo o Brasil.
No fim do ano passado, a Toyota do Brasil celebrou os 30 anos de vendas da picape no País. Inicialmente apresentada no Salão Internacional do Automóvel em 1992, a Hilux desembarcava no Brasil em sua quinta geração, trazida do Japão.
Importante opção para o consumidor brasileiro, consolidada pela imagem de qualidade, durabilidade e robustez estabelecida anteriormente pelo Bandeirante, a picape chegava ao País com motorização quatro cilindros, diesel, nas opções de cabine simples e dupla.
Segundo dados da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), a Hilux fechou o ano de 2022 na liderança de sua categoria com 48.611 unidades comercializadas. Neste ano, a picape segue líder de mercado com 6.249 unidades vendidas, representando 40,4% do market share no segmento de picapes médias a diesel. (Fotos: divulgação Toyota / Instagram: @acelerandoporai.com.br)