´Purosangue´: a primeira Ferrari com 4 portas que a marca italiana diz que não é um SUV…

Modelo com estilo excêntrico e com quatro bancos tipo ´concha´, tem motor V12 movido a gasolina com 725 cv!

Bentley, Lamborghini, Aston Martin, Maserati, Porsche e até a Rolls-Royce, em nome do lucro em detrimento às tradições, já se renderam ao lucrativo mercado dos SUVs (utilitários esportivos), carros de porte mais avantajado, com maior conforto e altura e espaço de sobra para quatro adultos.

Nos mesmos moldes, a Ferrari lançou o Purosangue, modelo que ´aos olhos vistos´ é – de fato – um SUV, mas a marca italiana oficialmente não admite, e sim, apenas diz que “é um veículo que inaugura um segmento…”

 

Polêmicas à parte, o Purosangue, primeiro Ferrari com quatro portas em 75 anos de história da empresa já pode ser encomendado com tabela de preço a partir de 390 mil Euros (cerca de R$ 2.018.000). Apesar do sistema eletrônico de controle de amortecimento da suspensão e das quatro portas (as traseiras são do tipo ´suicidas´, pois abrem-se ao contrário), o modelo mantém o mesmo padrão ´comportamental´, aonde a esportividade sempre está mais em evidência que o conforto.

Os assentos traseiros, por exemplo, são do tipo ´concha´, como os da frente, eliminando a possibilidade de uma configuração ´careta´ com bancos inteiriços. Terceira fileira? Nem pensar! O modelo tem porta-malas com capacidade para 473 litros e nada mais.

 

Como não poderia deixar de ser, as minúcias estão nos detalhes: o teto, por exemplo, é de fibra de carbono para abaixar o centro de gravidade. A motorização escolhida foi um V12/6.5 litros aspirado com 725 cv de força e 73 kgf.m de torque.

Para quem gosta do impulso inicial… a aceleração declarada de 0-100 km/h é de 3,3 segundos e a velocidade máxima ultrapassa os 310 km/h! Adicione ao conjunto um balanceamento de 49% da massa na dianteira e 51% na traseira e perceba o equilíbrio em movimento: a Ferrari Purosangue prima – sempre – pela alta performance.

O interessante SUV (??…) tem 3,01 m de distância entre-eixos e 4,97 m de comprimento. A marca não fala em versões híbridas ou 100% elétricas. A opção está exposta. Vamos ver como o mercado responde à inusitada novidade. (Fotos: divulgação Ferrari / Instagram: @acelerandoporai.com.br)