buru-rodas

Ram 1500 Rebel: veja todos os detalhes dessa picape gigante norte-americana

Presente no mercado brasileiro desde 2005, a Ram ganha um novo modelo na sua linha de produtos. Trata-se da Nova Ram 1500 Rebel, que vem para trazer uma série de exclusividades e reforçar a participação dessa marca, que é uma das referências mundiais em picapes. Primeira “premium muscle truck” do Brasil, ela vem com um poderoso motor HEMI®/V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e 56,7 kgf.m de torque, dados que fazem a 1500 Rebel acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos. Performance que já se destacaria em um carro de passeio e que fica ainda mais impressionante neste caso, de uma picape full size com quase 6 metros de comprimento e que passa das 2,5 toneladas de massa.

Além do alto desempenho, a Nova Ram 1500 Rebel é também um veículo premium e pode ser admirada sob muitos outros pontos de vista. Produzida nos Estados Unidos, na fábrica de Sterling Heights, em Michigan, ela entrega altas doses de tecnologia, luxo, segurança, e versatilidade. Características que fizeram a atual geração da Ram 1500 ganhar nada menos que 41 prêmios da imprensa e órgãos especializados na América do Norte desde sua apresentação, em janeiro de 2018. Uma das honrarias deste ano foi a de “Carro de Luxo de 2020” pelo site Cars.com, conquista inédita para uma picape, ficando à frente de sedãs e SUVs de marcas americanas, europeias e asiáticas. Em 2019, a 1500 foi eleita o Utilitário Norte Americano do Ano e, no ano anterior, venceu o mesmo título na escolha da revista Motor Trend. Ainda em 2018, ela levou o prêmio de Truck of Texas, o estado dos EUA com a maior proporção de picapes na frota.

Com as entregas iniciais a partir de abril de 2021, a Nova Ram 1500 Rebel custará R$ 399.990. A marca já vendeu o lote inicial de 100 unidades (cada uma a R$ 419.990, por causa de um vasto pacote de opcionais), com pré-venda esgotada em menos de 24 horas. Esta primeira fornada virá com o pacote opcional Level II, que inclui: som Harman Kardon de 900 watts e 19 alto-falantes, head-up display, retrovisor interno digital, tampa traseira multifuncional (abre para baixo ou lateralmente) e acabamento escuro no emblema dianteiro, área central do para-choque e rodas.

A carroceria tem cinco opções de cor: Branco Bright, Cinza Maximum Steel, Prata Billet, Preto Diamond e Vermelho Flame, sempre com a parte inferior das portas e para-lamas traseiro pintada de preto. Por dentro, o revestimento tem duas opções: preto com costuras brancas e detalhes imitando aço escovado no volante, painel e console central ou preto com costuras brancas e vermelhas e detalhes vermelhos

Se o motor HEMI V8 logo chama a atenção para o desempenho da Ram 1500 Rebel, o nível de tecnologia não deixa por menos, colocando-a em um patamar inédito para picapes no Brasil. Entre as exclusividades estão o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos. Também é primazia na categoria o head-up display, que projeta informações como velocidade, chamadas recebidas e coordenadas da rota no para-brisa à escolha do motorista, mantendo-o com os olhos no caminho por mais tempo. Outro ineditismo é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses três itens fazem parte do único pacote opcional Level II, que inclui ainda a inovadora tampa da caçamba multifuncional.

Nenhuma outra picape no mercado (além da Ram 2500) tem uma central multimídia tão capaz como a Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Como navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

A lista de itens tecnológicos é longa e inclui ainda: conjuntos ópticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, somente para citar alguns deles. Com suas câmaras de combustão hemisféricas, que explicam o nome de batismo, o histórico motor HEMI V8 acumula quase meio século de tradição e uma enorme legião de fãs. Na Ram 1500 Rebel, o propulsor de 5,7 litros combina o poderio de seus 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque – em faixa de potência ampla, suave e linear que evita a hesitação e os picos dos motores turboalimentados – com tecnologias para aumentar o desempenho e a economia de combustível.

Com a desativação de cilindros (MDS), a central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada, quando a potência total não é necessária O motor pode trabalhar até 40% do tempo com metade dos cilindros desativados. Outro sistema inteligente é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantém fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas só abrem, automaticamente, quando isso se torna absolutamente necessário para otimizar o arrefecimento.

A Ram 1500 está equipada com o câmbio automático de oito marchas TorqueFlite totalmente eletrônico que, com ampla variedade de relações de transmissão, mantém a rotação do motor na faixa certa para a tarefa – seja em um dia inteiro de condução off-road ou em uma rodovia. As mudanças são feitas pelo exclusivo seletor rotativo no painel, que libera espaço na parte frontal da cabine. Conhecida pelo código 8HP75, a transmissão usa uma nova geração de controladores que processam dados mais rapidamente. São mais de 40 mapas individuais para otimizar as trocas de marchas e proporcionar mais economia de combustível, desempenho e dirigibilidade. Do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O motorista comanda tudo eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. Todo o sistema de tração se caracteriza pela robustez, se traduzindo na capacidade off-road da Ram 1500 Rebel e no poder de rebocar 5.062 kg, a segunda maior capacidade do Brasil, atrás só da Ram 2500 (7.861 kg).

Além de itens como 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, a Nova Ram 1500 Rebel entrega um conjunto de equipamentos de segurança muito amplo. Ela é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus), graças ao uso de assistência elétrica na direção, e controle de oscilação de reboque (TSC). Um dos destaques é o enorme teto solar panorâmico, único na categoria. Os bancos, o painel de instrumentos e os painéis de portas têm revestimento de couro, com requinte de acabamento nunca visto em uma picape. Ainda falando dos assentos, todos contam com aquecimento, sendo que os dianteiros são ajustáveis eletricamente em 12 posições. O volante multifuncional também é aquecido e os pedais têm regulagem elétrica de distância. Outra característica interna na qual a 1500 Rebel se sobressai é a disponibilidade para carregar aparelhos como telefones celulares e tablets. São nada menos que 9 saídas USB, sendo 4 do tipo C, de carregamento rápido, além de duas tomadas de 115 V.

A marca de peças, acessórios, serviços do grupo Fiat Chrysler Automóveis (FCA) preparou uma série de ações para atender bem o cliente da Nova Ram 1500. A começar pela garantia de três anos, sem limite de quilometragem. Para as revisões, que deverão ser feitas a cada 12 meses ou 12 mil km, a Mopar montou um plano com valores muito atrativos, equivalentes a veículos nacionais. As três primeiras revisões, de 12 mil, 24 mil e 36 mil km estão com preços previstos de, respectivamente, R$ 518, R$ 908 e R$ 847. (Divulgação: FCA/RAM / Instagram: @acelerandoporai.com.br)