Para comemorar o 50º aniversário de um dos seus modelos mais icônicos, a Renault decidiu unir forças com um designer de destaque que está entre os 100 principais criadores da ´Architectural Digest´ e representante das artes e ofícios franceses.
A relação entre Pierre Gonalons e a equipe Renault Design Colors & Trims levaram à criação do ´show-car´ Renault 5 Diamant, um veículo elétrico que demonstra a visão do designer sobre um carro do futuro, combinando marcas automotivas e de decoração de interiores.
“Estou honrado com o convite da Renault para reinventar o mítico Renault 5 para seu 50º aniversário. A marca me deu liberdade para projetar meu carro dos sonhos”, disse Pierre Gonalons. “A meu ver, o Renault 5 incorpora um estilo de vida pop, otimista e categoricamente contemporâneo. O que eu queria fazer com esse carro era prestar homenagem ao seu design revolucionário e, ao mesmo tempo, transferir as formas e cores do meu universo para o mundo automotivo”.
A inspiração de Pierre Gonalons veio das artes decorativas, e em particular da joalharia fina, que se pode ver em vários detalhes delicados e inovadores. O Renault 5 Diamant manteve o visual instantaneamente reconhecível e a forma inconfundível da versão original que saiu das linhas de produção da Renault em 1972.
Mas muito mudou além da silhueta familiar. O primeiro toque moderno está sob o capô: um motor 100% elétrico. Visualmente, o design inclui detalhes de primeira classe que se fundem num efeito totalmente novo e sofisticado que o convida a olhar mais de perto.
François Farion, diretor de cores e acabamentos da Renault, destacou: “O universo criativo e as personalidades de Pierre Gonalons e sua equipe os colocam entre os melhores artesãos da França. O resultado é pioneiro e os detalhes são muito elaborados. Para mim, o Renault 5 Diamant é um choque emocional mais do que qualquer outra coisa: os tons externos dão ao carro um visual ingênuo e ao mesmo tempo sofisticado. Pierre presta muita atenção aos detalhes. Ele é extremamente sensível às referências e significados em cada elemento”.
Quando você olha de fora, vê que a carroceria foi simplificada para que as linhas distintas do Renault 5 se destaquem. Os complementos usuais foram deliberadamente removidos de seu ambiente e sua forma e acabamento foram ampliados.
As luzes dianteiras e traseiras têm faces em forma de gema, enquanto as rodas largas, herdadas da versão Alpine, são mais suaves e têm um sol no centro, símbolo que Pierre Gonalons preza. A cor exterior é uma combinação de três camadas de tinta: pigmentos dourados sobre uma base rosa, cobertos com verniz fosco, produzindo uma grande variedade de efeitos que vão desde traços dourados ao sol até tons mais azuis no escuro.
Aproveitando a experiência da Renault Design e dos artesãos envolvidos neste projeto, Pierre Gonalons simplificou o carro mantendo apenas um punhado de itens muito específicos. As maçanetas, os puxadores das janelas e a alavanca de câmbio têm esferas truncadas com toques distintamente parisienses, como latão dourado com ouro pálido, materiais inoxidáveis ??e bem resistentes.
O volante é de mármore em carbono e sua forma única não o torna menos amigável ao motorista. Até a chave do carro passou por um tratamento especial. Ao mesmo tempo, aproveitando a experiência da Renault para garantir que o carro seja totalmente realista e atraente e que os elementos funcionais não sejam impedidos.
O Renault 5 Diamant também tem muita tecnologia. Além de ser totalmente elétrico, ele vem com leitor de impressão digital para destravar as portas e, como todo elétrico, possui alavanca de câmbio sequencial de três posições (frente, neutro e ré). Três mostradores digitais redondos, que homenageiam a arte da relojoaria, fornecem as informações essenciais: velocidade, carga da bateria e hora. A navegação e o infotainment podem ser convenientemente fornecidos pelo smartphone do proprietário, que se encaixa em um suporte dedicado no meio do painel. (Fotos: divulgação Renault / Instagram: @acelerandoporai.com.br)