Desde 2010

buru-rodas

Renault apresenta em Paris, carro-conceito movido a hidrogênio

Scenic Vision Concept antecipa uma possibilidade da marca francesa a ser lançada no futuro

Por intermédio de sua assessoria de imprensa, a Renault já declarou várias vezes que – a partir de 2030 – pretende, ao menos no mercado europeu, oferecer veículos de passeio 100% elétricos. Esse é o compromisso sustentável dessa multinacional de origem francesa, frequentemente ressaltado por Luca de Meo, atual CEO do Renault Group.

A empresa é uma das pioneiras em projetos de automóveis com propulsão totalmente elétrica e para enfatizar essa nova filosofia construtiva, apresentou durante o evento ´ChangeNOW´ (ocorrido agora entre 19 e 21 de maio em Paris, França) o Renault Scenic Vision Concept, modelo híbrido com propulsão somente elétrica, mas com uma célula de combustível a hidrogênio embarcada, ou seja, um carro que funciona com motorização elétrica, mas que tem a energia do pacote de baterias recarregada a bordo, a partir da queima do hidrogênio líquido, e não precisa ser ´plugado´ numa tomada convencional.

Existem vantagens e pontos contrários em projetos desse tipo. O lado bom é que tanto essa célula de combustível, quanto o sistema de baterias desse Renault especificamente, têm baixo impacto ambiental. O lado ruim está na transformação do hidrogênio do estado gasoso para o líquido, pois esse processo demanda uma enorme quantidade de energia elétrica… Caso essa energia elétrica não tenha uma origem ´verde´ (solar, eólica, dentre outras), dá-se um empate técnico que poucos admitem abertamente.

O Scénic Vision Concept foi apresentado como um ´bom amigo´ do meio ambiente, já que uma grande parte dos seus componentes é oriunda de reciclagens, portanto, o carro tem uma pegada de carbono reduzida. Segundo a Renault, o Scénic Vision é um veículo “zero emissão em produção e em uso, com índices construtivos 75% menos agressivos à natureza do que os de um veículo elétrico alimentado por bateria convencional”.

A bonita máquina que você confere nas fotos não deverá ter exatamente esse design quando for colocada em produção a partir de 2030. Curiosamente, a fabricante diz que as linhas externas desse veículo antecipam o novo Scénic 100% elétrico planejado para ser lançado já em 2024. (Fotos: divulgação Renault / Instagram: @acelerandoporai.com.br)