Já se passaram trinta anos do início da produção do esportivo Z3 na fábrica do Grupo BMW em Spartanburg (EUA). Esse roadster compacto foi o primeiro modelo dessa marca germânica a ser produzido fora da Alemanha. Sua história é de sucesso, já que foram fabricadas exatamente 297.087 unidades.
O agente secreto James Bond, famoso personagem de cinema, foi o primeiro a guiar o Z3 no filme “GoldenEye”, uma das películas da saga do astuto ´007´. A estreia aconteceu em novembro de 1995 e o BMW Z3 foi o fiel companheiro do ator Pierce Brosnan nas cenas mais dinâmicas. O veículo utilizado nesse filme está exposto no Museu da BMW em Munique (Alemanha).
Ainda em 1995, foi lançada no mercado norte-americano uma edição limitada chamada ´Z3 James Bond Edition´, com apenas 20 unidades. O sucesso foi tão grande que a produção teve que ser aumentada para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do Z3 (15.000 unidades) já estava vendida.
A carroceria desse esportivo foi desenhada por Joji Nagashima, que também criou os traços do BMW Série 5 E39 e do Série 3 E90. O Z3 seguiu a clássica fórmula dos roadsters da BMW: capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e posição de dirigir recuada, quase sobre o eixo traseiro.
Sem dúvida, o Z3 foi um digno sucessor, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos ´1950. Seu design combinava perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as aberturas laterais. Atualmente, o design do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo conta com clubes de fãs ao redor do mundo.
Quando foi lançado, o Z3 vinha com motores de quatro cilindros, de 115 cv e 143 cv. Em abril de 1997, chegou o inesquecível motor de seis cilindros em linha de 2.8 litros com 193 cv. Além disso, a divisão BMW M apresentou o Z3 Roadster M com motor 3.2 litros e 321 cv! Com esse propulsor, o mesmo do BMW M3 E36, o Z3 tornou-se um verdadeiro esportivo de alto desempenho.
Em 1999, já haviam sido vendidas quase 170.000 unidades do Z3, e o modelo recebeu um leve facelift, com uma traseira mais musculosa, novas lanternas e uma dianteira com faróis de bordas cromadas que lhe davam um visual mais sedutor. Mecanicamente, surgiram novidades como o motor 1.9 (117 cv) e as unidades de 6 cilindros (2.0 com 150 cv) e 2.2 (170 cv). No topo da gama estavam os 6 cilindros de 3.000 cm³ (231 cv) e 325 cv
BMW Z3 cupê: uma carroceria especial >> Dentro da história do Z3, merece destaque a versão cupê, lançada em 1998. Sua traseira tão peculiar remete ao BMW 328 ´sportcoupé´, com o qual Huschke von Hanstein e Walter Bäumer venceram a Mille Miglia de 1940. Atualmente, o BMW Z3 cupê é um carro cultuado, com cerca de 18.000 unidades fabricadas. Os Z3 cupê foram vendidos apenas com motores de 6 cilindros: 2.8i (193 cv), 3.0i (231 cv) e as versões M com 321 e 325 cv. Na carroceria roadster, existe uma unidade única e muito especial: o Z3 M V12! Este exemplar, com motor V12 de 326 cv, foi construído para testar a capacidade do compartimento do motor do Z3.
A BMW também produziu algumas versões especiais “Individual”, com combinações exclusivas de cores e equipamentos. Algumas dessas edições são “British Traditional”, “Dakkar” e “Kyalami”. As mais comuns foram as versões Sport Edition, disponíveis nos Z3 1.9i, 2.2i e 3.0i. Essa edição especial trazia rodas de 17 polegadas, suspensão rebaixada, diferencial auto blocante traseiro e interior com bancos esportivos e detalhes ´M´.
A última unidade fabricada em Spartanburg saiu da linha em 28 de junho de 2002 e está exposta no museu da fábrica. Sem dúvida, uma homenagem a um roadster que proporcionou aos seus motoristas todo o prazer de dirigir característico da BMW. (Fotos: divulgação BMW / Instagram: @acelerandoporai.com.br)