Desde 2010

buru-rodas

Sakura, a mais nova aposta elétrica da Nissan no segmento de minicarros

Novo modelo nipônico tem apenas 63 hp de potência e autonomia total de 180 km com uma carga completa

A Nissan e a Mitsubishi, em parceria, estão lançando um novo minicarro elétrico que será comercializado, prioritariamente, no mercado japonês. Terão carrocerias e ´trem de força´ idênticos e externamente apresentarão sutis diferenças, inclusive no nome. No caso da Nissan, o modelo já foi ´batizado´ de Sakura (icônica flor de cerejeira japonesa) e na Mitsubishi, ele será chamado de ´eK X Cross´.

O desenvolvimento do modelo foi favorecido pela expertise que a Nissan já tem há muitos anos com o famoso Leaf, o carro elétrico mais vendido do mundo. O ponto principal do empreendimento está focado no comportamento do público japonês, de utilizar carros percorrendo poucos quilômetros por dia, utilizando-o para deslocamentos geralmente com o fim de realizar pequenas compras ou apenas ir e voltar do trabalho.

A baixa manutenção, necessidade de pouco espaço para estacionar, custo acessível de aquisição e autonomia suficiente (180 km com uma carga completa), são outros pontos principais do Nissan Sakura.

Apesar de ter um tamanho pequeno (apenas 3,3 m de comprimento), o modelo é espaçoso por dentro, comporta 4 pessoas e é extremamente simplificado. A potência é de 63 hp (47 kW) e o torque é de 19,8 kgf.m. A marca atesta velocidade máxima de 130 km/h e, como dito, a autonomia é de 180 km com uma carga completa, que precisa de 8 horas para ser efetuada.

O interior entrega duas telas (7” e 9”) e os recursos tecnológicos são completos: o Sakura tem até sistema 100% autônomo de estacionamento, que controla o volante, acelerador e freio. No Japão o modelo já pode ser encomendado pelo equivalente a R$ 73.000. (Fotos: divulgação Nissan / Instagram: @acelerandoporai.com.br)