A Scania, líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, anuncia um dos lançamentos mais esperados do ano. Apresentados no final de 2021 na Europa, os modelos da gama ´Super´ começarão a ser vendidos no Brasil a partir da Fenatran 2022 – 23º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga, evento que será realizado de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo (SP). As entregas vão começar a partir de fevereiro de 2023, portanto, a nova linha chegará ao país pouco mais de um ano depois de lançada na Europa.
O Scania Super é a mais recente aposta da fabricante sueca para alcançar metas de descarbonização baseadas na ciência e integra o aporte de 2 bilhões de Euros na Europa e cerca de R$ 1 bilhão nas instalações da fábrica de São Bernardo do Campo (SP).
A partir de 1º de janeiro de 2023 as fabricantes de veículos comerciais precisam se adequar aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6.
Para atender ao P8, a Scania definiu duas estratégias: ter uma nova linha de motores P8/Euro 6 que atendem todos os segmentos de atuação com economia de diesel de 2% sobre a geração atual; e criar uma nova gama dentro da categoria dos pesados, a Super, para elevar ainda mais o patamar de resultados dos clientes que atuam nas faixas de potência mais vendidas do mercado.
“Estamos continuando a evolução para manter a liderança na transição a um sistema de transporte mais sustentável. O Scania Super chega com motores P8/Euro 6 de uma plataforma ainda mais moderna – proporciona até 8% de economia –, tem potências próprias e um exclusivo e novíssimo trem de força”, destaca Sílvio Munhoz, diretor-geral das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Não se tem registro no mercado, na faixa de potência de 420 a 560 cv, de uma solução de transporte que entregará tanta eficiência energética e um menor custo total de operação como o Scania Super. Nossa visão holística do setor está sendo elevada a um novo patamar e ficará ainda mais completa com futuras novidades”.
Para atender aos requisitos do Proconve P8, a Scania não precisou lançar uma nova cabine, pois a Nova Geração de caminhões foi lançada no Brasil em 2018, com início de entregas a partir de fevereiro de 2019. Vale lembrar que desde a chegada da Nova Geração de caminhões, a Scania vem numa jornada muito forte de eficiência energética e evolução com até 20% de economia de combustível sobre a gama anterior – Séries P, G e R –, e fortalecida pelo lançamento do Acelerador Inteligente e do Acticruise. Agora, ainda mais eficiente com os 8% superiores à gama Euro 5.
A identificação da marca Super na cabine estará nas laterais das portas e na parte superior da grade dianteira, abaixo do nome Scania, num destaque elegante com uma grafia moderna e imponente. O cliente ainda poderá adicionar um adesivo, opcional, no topo da cabine entre os faróis superiores.
Os motores Super disponíveis são de quatro potências (420, 460, 500 e 560 cv), que desenvolvem, respectivamente, torques de 234,5, 254,9, 270,2 e 285,5 kgf.m. O ganho prático dos três primeiros modelos foi de 15,2 kgf.m em relação à geração atual e de 10,1 kgf.m na versão de 560 cv. Por falar nele, o modelo R 560 Super de 285,5 kgf.m será o pesado com motor de 13 litros (13.000 cm³) de maior torque da categoria.
Um comparativo feito pela engenharia da fabricante entre os torques do atual pesado de 13 litros Euro 5 mais potente da Scania, o R 540 (275,3 kgf.m), com o R 560 Super, mostra a evolução contundente na categoria. O R 560 Super passa a proporcionar uma faixa plana de torque maior numa rotação mais baixa, o que vai elevar ainda mais a economia de combustível.
O propulsor Super traz muitas novidades. Dentre elas, o aumento da pressão de pico no cilindro para 250bar, duplo comando de válvulas no cabeçote?, fricção reduzida dos componentes internos e melhorias da lubrificação, refrigeração e da eficiência do turbo compressor. ?A gama Scania Super ainda dispõe, de série para todas as versões, do freio de cabeçote CRB (do inglês Compression Release Brake), que garante melhor desempenho de frenagem auxiliar do propulsor (capacidade de 350Kw) e não necessita de manutenção. O freio hidráulico auxiliar Scania Retarder permanece opcional e juntos podem chegar a 850Kw de potência de frenagem.
Outro grande benefício do Scania Super está na introdução de série da nova unidade de otimização do tanque de combustível. O recurso, exclusivo da Scania para estes modelos, foi chamado de FOU (Fuel Optimization Unit), e funciona como um tanque de captura capaz de garantir a utilização máxima do combustível.
No Super, o sistema de tratamento de gases (silencioso) Euro 6 SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) passa a utilizar uma dupla dosagem do reagente ARLA 32 (um logo no coletor de escape e o outro no silencioso) e do filtro de particulado do diesel (DPF) para atender a lei Proconve P8. Esse filtro quando abastecido com diesel S10 e o novo lubrificante da linha Euro 6 aumenta os intervalos de troca para operações de longa distância.
Para a linha de caminhões Euro 6, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com isso, passarão a utilizar lubrificantes de última geração com tecnologia de redução de atrito, que, aliados a tecnologia exclusiva dos planos flexíveis, irão reduzir significativamente a necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual.
A gama Scania Super também será equipada com as novas caixas de transmissão automatizada Opticruise de nova geração. Os modelos Super 420 cv e 460 cv levarão a caixa de câmbio G25. Já as versões de 500 e 560 cv terão a G33.
Ainda falando na configuração do veículo, os modelos rígidos (ou chassi plataforma) ganham também várias novas posições de montagem dos tanques, de combustível e de Arla 32, permitindo melhor distribuição do peso no chassi (mais próximo do eixo traseiro) e proporcionando maior carga útil.
O conforto das cabines da Nova Geração de caminhões Scania, rodando pelas estradas brasileiras desde 2019, é outro ponto de destaque. Da mesma forma que nos caminhões da nova linha P8/Euro 6, a gama Super também estreará as novidades do interior da boleia. A nova cor do interior passa a ser preta e em um tom mais suave. Além disso, as cabines Scania, também na configuração Super, passam a contar com mais um recurso nos itens opcionais com foco em conforto e segurança na direção: quebra-sol interno elétrico.
Caso opte pelo equipamento, o cliente poderá acionar o ajuste por um botão estrategicamente posicionado atrás do volante para facilitar o acesso, algo mais prático e ergonômico. (Fotos: divulgação Scania / Texto: Comunicação Corporativa Scania com Carlos Biagini)